Como aumentar o patrimônio líquido

Veja como aumentar o patrimônio líquido com dicas simples e práticas

a7-consorcios-como-aumentar-patrimonio-liquido

Quase todo mundo tem o desejo de aumentar os seus bens, certo? A verdade é que construir a sua própria riqueza depende mais do seu comprometimento do que qualquer outro fator. Hoje vamos saber como aumentar o patrimônio líquido com dicas simples e práticas. Está preparado? Então, pegue o bloco de anotações e fique atento.

O que é patrimônio líquido?

O primeiro passo é entender o que significa esta expressão. Em linhas gerais, o patrimônio líquido é a soma de todos os bens que você possui. Ou seja, seu veículo, imóvel, investimento, negócio e outros podem ser liquidados caso você precise convertê-los em capital. Importante ressaltar que para chegar no cálculo final é necessário diminuir o valor de todas as suas dívidas.

Rendimentos ativos x passivos

a7-consorcios-como-aumentar-patrimonio-liquido-2

A renda é entendida como todo o dinheiro que você recebe mensalmente em sua conta (remuneração, comissões, extras e mais). Sabendo isso, você está pronto para saber o segundo passo: compreender os dois tipos de rendimentos – ativos e passivos.

1. ATIVOS: todos os valores que você recebe proveniente do trabalho, como o salário – se você for um profissional de carteira assinada – ou lucros do negócio, no caso de empresários ou autônomos. Para ganhar este dinheiro você precisa se esforçar e trabalhar.

2. PASSIVOS: diferente do primeiro, aqui você não precisa trabalhar. Estes valores vêm de lucros com aluguéis, juros de investimentos, dividendo de ações e outras opções que trazem retorno financeiro a você. Os rendimentos passivos precisam de um empenho inicial, mas dispensam uma atuação ativa e funcionam no “piloto automático”.

As duas formas de rendimentos são essenciais para construir e aumentar o patrimônio líquido. Por isso, especialistas indicam que você diversifique as suas fontes de renda e combine os ganhos ativos e passivos.

Como aumentar o patrimônio líquido?

Depois de conhecer e entender o primeiro e segundo passo já é o momento de saber como aumentar o patrimônio líquido. Apesar das dicas serem simples, não é fácil fazer crescer a sua fortuna. Para fazer isso, é necessário muita dedicação, interesse e estudo.

 

  1. Aumente os seus bens duráveis
a7-consorcios-como-aumentar-patrimonio-liquido-3

Lembra o que é patrimônio líquido? A soma dos seus bens subtraindo as dívidas que possui, ou seja, uma forma de aumentar o seu patrimônio é investindo em novos bens, como imóveis. Esse geralmente tem mais chances de valorizar ao longo do tempo, e costuma ser um investimento seguro por se tratar de um bem durável e estável (não pode ser roubado como um carro, por exemplo). Além disso permite que você ganhe uma renda extra com a locação.

> Se aprofunde mais sobre investimento no mercado imobiliário em nosso outro artigo sobre como investir em imóveis.

Uma boa forma de fazer um investimento imobiliário sem se endividar e com parcelas que cabem no bolso é o consórcio de imóveis. Como não há pressa em se ter o bem, esta é uma excelente opção já que não exige valor de entrada, é menos burocrático e não há taxas de juros, sendo bem mais econômico que o financiamento. É uma compra planejada, ideal para quem tem perfil investidor e procura um crescimento sustentável.

 

  1. Poupe seu dinheiro
a7-consorcios-como-aumentar-patrimonio-liquido-4

Poupar é fundamental para qualquer pessoa. Afinal, mesmo que você ganhe rios de dinheiro, nunca será capaz de ter uma fortuna se não guardar um pouco do rendimento. Este é um erro cometido por boa parte da população: quanto mais se tem, mais se gasta. São pessoas que apostam na gratificação imediata ao invés de pensar em um equilíbrio ao longo prazo.

> Encontre algumas dicas de como economizar e criar o hábito da poupança nesse artigo sobre como economizar dinheiro para comprar um apartamento.

 

  1. Investimentos
a7-consorcios-como-aumentar-patrimonio-liquido-5

Depois que começar a poupar uma parte dos seus rendimentos ativos, você já está preparado para próxima fase: fazer o seu montante de dinheiro aumentar com investimentos financeiros.

De forma geral, quanto melhor for a aposta no investimento, mais rápido o seu dinheiro cresce e seu patrimônio líquido aumenta. No entanto, os investimentos que mais retornam ganhos rápidos são também aqueles com maior risco, como a conhecida bolsa de valores. É comum conhecer pessoas ricas que aplicam tempo e energia para aprender a melhor forma de capitalizar valores e escolher os melhores investimentos do mercado. Se sua rotina for muito corrida, a opção é apostar nos investimentos mais conhecidos e de menor risco, que exigem um acompanhamento menos ativo ou mesmo contratar profissionais da área para executar esta tarefa ou prestar uma consultoria.

Para lhe ajudar a conhecer um pouco mais sobre os tipos de investimentos, separamos os que são mais praticados no Brasil:

– Caderneta de poupança: a aplicação financeira preferida dos brasileiros é uma das mais simples de se aderir. Basta você ir até um banco e apresentar os seus documentos de identificação e residência. Assim que a conta for criada, você já pode começar a poupar seu dinheiro e contar com uma renda percentual por mês. Apesar de ser um método livre de imposto e seguro, a poupança possui o rendimento mais baixo entre os investimentos (cerca de 0,5% + Taxa Referencial).

– Mercado de ações: conhecida principalmente pelo Wall Street, este modelo de investimento é um dos que apresenta maior risco. O mercado é extremamente sensível, em um mesmo dia, a ação x pode ter um valor alto e cair drasticamente ao longo das horas. Basicamente, existem dois tipos de ações: as ordinárias (ON), em que o titular tem direito à voto em assuntos corporativos nas assembleias, e as preferenciais (PN), em que o titular não vota, mas tem preferência no recebimento do lucro. As últimas ações são as mais comuns e simples de serem compradas e vendidas no mercado.

– Compra e venda de imóveis: conhecido por muitos brasileiros como um investimento seguro, a compra e venda de um imóvel depende diretamente da sua valorização. São muitos os fatores que valorizam uma propriedade, como localização, metragem, vizinhança, vias de acesso e mais. Importante ressaltar que a manutenção inadequada do local pode depreciar o valor final. Confira nosso artigo sobre os fatores que impactam na valorização do imóvel para saber mais.

– Títulos públicos: emitidos pelo Tesouro Nacional, os títulos do governo federal têm como objetivo captar recursos para o financiamento das atividades públicas. Por ser atrelado ao estado, este investimento é visto como de baixo risco. A remuneração é feita a partir de uma estimativa do valor futuro subtraindo a taxa de juros.

– CDB e RDB: nestas modalidades, o comprador de títulos pode emprestar dinheiro ao banco em troca de receber esta quantia de volta com o acréscimo das taxas de juros. A principal diferença entre o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário) é que no primeiro é possível negociar o vencimento e o segundo é inegociável, além de ser intrasferível.

Conheça mais sobre os tipos de investimento em nosso artigo sobre como investir com pouco dinheiro.

 

  1. Simplificação e redução de gastos
a7-consorcios-como-aumentar-patrimonio-liquido-6

Não adianta possuir diversos investimentos e bens se as suas dívidas são enormes. Afinal, o patrimônio líquido é a subtração da soma dos bens pelas dívidas do proprietário.

A simplificação do estilo de vida é algo pouco conhecido e aplicado pelas pessoas, já que elas normalmente não reconhecem a sua importância na criação de riqueza e patrimônio. Tão importante quanto a poupança, este método exige uma forma consciente de se viver em que você dependa menos de dinheiro.

Reduzindo os custos, você consegue aumentar a poupança, assim como o valor para fazer investimentos financeiros e adquirir outros bens.

Que tal usar um consórcio de imóvel ou veículo para aumentar os seus bens e consequentemente o patrimônio líquido? Entre em contato com a A7 Consórcio para conferir o melhor negócio para a sua situação financeira e não se esqueça de conferir o nosso blog para ficar por dentro de outras dicas de investimento.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários