Como comprar carro sem juros

O desejo do veículo próprio é o sonho de muitos brasileiros. Quer saber mais como comprar carro sem juros?

comprar-carro-sem-juros-a7-consorcios
Dicas sobre automóveis Publicado em 18/12/2017

Uma estratégia muito usada pelas montadoras, em parceria com suas concessionárias, é a oferta de financiamento de veículos sem juros. Mas será que dá mesmo para comprar carro sem pagar juros?

comprar-carro-sem-juros-a7-consorcios-2

A promoção oferecida pelas montadoras chama atenção dos possíveis compradores, porém é preciso tomar muito cuidado. Quando se pára e analisa as pequenas letras que aparecem no fim da oferta, se lê que o custo efetivo pode chegar em 4,5% (em alguns casos, o número pode ser ainda maior). Bem diferente de zero, não é mesmo?

Então, se não há juros como o custo efetivo pode ser de 4,5%? Bom, qualquer operação de crédito para veículos possui alguns componentes mínimos, como: taxa de juros, taxa de análise de crédito, IOF e taxa de gravame – que fica no nome da financeira até o pagamento da última parcela e que são pagas pelo proprietário. Todas estas tarifas compõe a CET (Custo Efetivo Total), ou seja, mesmo que o carro seja sem juros, existem outros valores na equação.

Vale a pena fazer um financiamento com os juros zero?

Para quem está acostumado a comprar um carro zero quilômetro por meio de financiamentos, a oportunidade de fazer o investimento sem pagar os juros pode ser muito boa. Afinal, quem opta por este tipo de pagamento tem que colocar na ponta do lápis – mesmo com a oferta da montadora – o IOF, as tarifas que formam a CET e os juros das instituições financeiras, que podem chegar a 30% ao ano. Desta forma, qualquer proposta de “taxa zero” ajuda, e muito. Mas não esqueça que essas promoções normalmente exigem uma entrada acima de 50%.

Consórcio

Uma forma de aproveitar a oferta dos carros sem juros nas montadoras e fugir das taxas das instituições financeiras é apostar em um consórcio de veículos.

Atualmente, esta forma de pagamento tem sido a mais viável para quem quer economizar e realizar o sonho de comprar ou trocar de carro. Como sabemos que o consórcio ainda gera muitas dúvidas, resolvemos esclarecer as principais.

comprar-carro-sem-juros-a7-consorcios-3

Como funciona?

Um consórcio reúne grupo de pessoas que estão interessadas em comprar algum bem, como veículos, imóveis, terreno, moto ou outro tipo de serviço. Para que o sorteio mensal aconteça é necessário ter um número mínimo de participantes.

Cada membro do grupo contribui mensalmente com o valor determinado. O montante de todos os participantes forma o fundo comum, que nada mais é do que a reserva que garante ao contemplado o poder de compra.

O que é carta de crédito?

Todo mês acontece uma assembleia que reúne o nome de todos os membros do grupo. Na ocasião, um dos participantes é sorteado com uma carta de crédito correspondente ao valor estabelecido no contrato. Os participantes também podem ofertar lances para aumentar as chances de serem contemplados com a carta. Quanto mais fundo o grupo tiver, mais pessoas poderão ser contempladas no mês.

Entenda tudo sobre as formas de contemplação.

Quando vou conseguir comprar meu carro?

Todo mês acorre a assembleia onde serão definidos os contemplados que poderão retirar a carta de crédito, ou seja, você pode conseguir o valor para o veículo no primeiro mês, assim como no último. Para ser contemplado antes, o participante pode ofertar um lance. Aqui, leva a carta o membro que conseguir antecipar mais parcelas. Se mesmo assim você não for o vencedor, existe a opção de guardar o dinheiro para fazer a oferta no próximo mês.

Como a carta de crédito funciona?

Importante ressaltar que a carta de crédito não é paga em dinheiro. O sorteado escolhe o veículo que deseja na concessionária e avisa a administradora do consórcio, que é quem cuida de todo o processo de pagamento. Sendo assim, você não recebe o valor escolhido na sua conta e sim um documento que autoriza a compra do bem. Vale lembrar que a carta de crédito para automóvel não pode ser usada para fazer outro investimento. Você só pode usar a carta para bens daquela categoria, no caso de consórcio de automóveis, você pode usar uma carta de carro para comprar uma moto, mas não pode usar a mesma para comprar um imóvel, por exemplo.

 Além disso, com a carta de crédito em mãos você tem um poder muito maior de negociação com a concessionária. Afinal, você vai ter o valor para pagar o carro à vista. Diferentemente do financiamento.

Como é a liberação do crédito?

Assim que você é contemplado, a administradora do consórcio tem até 72 horas para liberar a carta de crédito. Só tome cuidado porque o documento tem data de validade, ele precisa ser usado até o pagamento da última parcela do consórcio ou em até 6 meses depois da contemplação. Durante este período, o dinheiro é colocado em uma poupança para renda.

comprar-carro-sem-juros-a7-consorcios-4

 Outros gastos na compra de um carro

Muita gente se esquece, mas o preço total de um veículo não depende exclusivamente do seu valor de venda. Existem muitas outras variáveis e todas elas dependem do modelo escolhido. Por isso, pesquise bastante antes de fechar qualquer negócio. Entre os detalhes que fazem a diferença no orçamento final, estão:

  • Gastos com documentos obrigatórios;
  • Preço do seguro de acordo com o modelo de carro;
  • Custos de manutenção envolvidos;
  • Valor de revenda do carro;
  • Valor do IPVA a ser pago anualmente.

Para ajudar na sua decisão, confira o nosso TOP 10 carros com o melhor custo benefício do mercado.

Comprar o carro sem juros pode ser uma boa economia para quem está querendo investir no bem. Veja qual modelo se adequa melhor para você. Ainda em dúvida sobre qual a melhor opção? Entre em contato com um de nossos consultores.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários