Como escolher uma moto

Querendo comprar uma moto pela primeira vez? Então não deixe de conferir essas dicas que separamos para você!

a7-como-escolher-uma-moto
Dicas sobre automóveis Publicado em 15/11/2017

A moto é um dos meios de transporte mais econômicos, eficientes, práticos e rápidos. Por ser um investimento consideravelmente alto, resolvemos fazer um post sobre como escolher uma moto e tomar a melhor decisão possível. Estão preparados? Então, vamos dar a partida:

1. Esclareça as suas necessidades

Assim como em qualquer outro investimento alto, é necessário enumerar quais são as suas necessidades. Por exemplo, você quer o veículo para ser um transporte diário? Ou é um hobby de final de semana? Se for para usar no dia a dia, qual a distância entre a sua casa e o trabalho? Estas respostas vão ajudar você a escolher o melhor modelo para o seu estilo de vida.

2. Entenda o seu perfil

Existem diversos estilos de moto e para escolher a que melhor combina com você, é necessário entender o seu perfil. Vamos conhecer os principais?

Prático: cansado dos congestionamentos dos grandes centros urbanos? Se para você a moto é mais uma necessidade prática do que uma paixão, é interessante apostar nos veículos compactos, como a scooter. Pequenas, estas motocicletas ultrapassam facilmente os carros, possuem compartimentos para guardar capacetes e roupas especiais, protegem os pés e as pernas da sujeira e têm transmissão automática (só acelera e freia). Além disso, são extremamente econômicas com um gasto baixo de gasolina.

Econômico: se para você o que importa é rodar o máximo possível, gastando o mínimo, as motos de entrada da categoria utilitária são a melhor opção. Estes modelos apresentam um consumo baixo de combustível ao mesmo tempo que têm uma robustez que as deixam longe das oficinas.

Viagem: se você procura uma moto para pegar estrada e circular por terrenos, a melhor escolha é o modelo esportivo. Apesar de ser um investimento alto, este tipo de veículo é ideal para qualquer tipo de viagem.

Iniciante: se começou a dirigir motocicletas recentemente, opte por um modelo leve, não muito alto e com uma cilindrada entre 250 e 600 cavalos. Estas opções são mais econômicas, ideal para ser o seu primeiro investimento e ganhar experiência suficiente para depois trocar por uma moto maior e com mais cilindradas.

Hobby: para você moto é uma paixão? Então, já conhece bem todos os tipos de modelos e opções que o mercado oferece. Invista naquele que mais condiz com a sua necessidade atual e desejo.

 3. Test drive

Assim como nos carros, o test drive na moto é essencial. Confira se o veículo que você está testando se adequa à sua altura, se suporta o seu peso e se você se sente confortável pilotando.

4. Novo versus usado

a7-como-escolher-uma-moto-4

Decidir entre uma moto nova ou usada depende muito do seu orçamento para a compra. Apesar de ser um investimento muito mais em conta do que um carro, por exemplo, as parcelas do seu novo veículo devem caber no seu bolso. Pesquise bastante antes de tomar essa decisão. Dependendo do seu objetivo e perfil, vale mais a pena comprar uma moto nova econômica do que uma usada esportiva.

5. Modelos indicados para iniciantes

Já tem as suas necessidades e perfil definidos? Então, está na hora de conhecer alguns modelos indicados para quem está começando a pilotar e quer comprar a sua primeira moto.

Honda PCX 150:

Honda_PCX_150

A scooter mais vendida do Brasil é sucesso no mundo todo. Prática, com design e mecânica moderna, compacta e fácil de pilotar, a moto é extremamente eficaz nas ultrapassagens em ruas e avenidas congestionadas.

Dafra Citycom 300i:

Dafra_Citycom_300i

Esta scooter possui rodas grandes (aro 16 polegadas), o que proporciona à moto uma maior capacidade de encarar buracos e pavimentação ruim. Com um banco confortável, este veículo é um pouco mais volumoso e pesado do que os outros modelos deste estilo.

Honda Lead 110:

Honda_Lead_110_Left

Feita para a cidade e com porte pequeno, esta scooter tem uma ampla capacidade de carga. É capaz de abrigar até dois capacetes grandes sob o assento e o assoalho plano permite carregar sacolas entre os pés.

Honda Biz 100:

honda-biz-100

Talvez uma das motos mais conhecidas do mercado, a Biz tem como principal característica uma mecânica poderosa e forte, amplamente testada.

Honda Pop 100:

honda-pop-100

Em poucas palavras, este modelo é uma versão mais rústica da Biz. Por não ter carenagens, a moto é à prova de quedas, já que há muito pouco para quebrar ou ralar. É a principal opção dos moradores de cidades remotas do país.

Yamaha T115 Crypton:

moto-crypton-115-yamaha

Conhecida como a Biz da Yamaha, a moto é robusta e consegue aguentar donos que são desatentos com a sua manutenção. Seu desempenho com o combustível é excelente.

Yamaha XTZ 250 Ténéré:

yamaha-xtz-250-tenere_02

Capaz de aguentar viagens e caminhos de terra, o veículo possui um tanque com grande capacidade, é versátil (perfeita para estrada e cidade), robusta e econômica.

Honda CRF 150F:

HondaCRF150

Tem o perfil viajante? Esta é uma das melhores motos para quem está começando e quer pegar estrada. Leve e com potência, a moto possui um preço mais acessível do que os outros modelos deste estilo.

Estamos curiosos para saber: qual é o seu perfil de pilotar? Você pretende usar a moto mais para passeio ou no dia a dia? Conte para a gente nos comentários. E se você está querendo saber como comprar o veículo com parcelas que cabem no seu bolso, saiba mais sobre o nosso consórcio de motos.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários