Como funciona o consórcio de carros

Entenda o que é e como funciona o consórcio de carros

blog-a7-como funciona-o-consorcio-de-carros
Dicas sobre automóveis Publicado em 06/06/2017

Automóveis: Uma grande paixão Brasileira. E quando falamos em paixão quero dizer tanto para homens quanto para mulheres. Sim, por que já foi o tempo em que o carro era escolhido pelo pai de família e a mulher ficava apenas no assento do passageiro. Hoje as fábricas de automóveis se preocupam com design, potência e velocidade para agradar ao público masculino, mas cada vez mais investem em pesquisas para agradar a elas também, como diversos acessórios (porta-óculos, espelhos, porta- trecos, etc), regulagem de altura para o banco, segurança, beleza, conforto, elegância, etc. Sem dúvida, o peso e o poder de decisão feminina aumentaram consideravelmente na escolha desse bem.

blog-a7-como funciona-o-consorcio-de-carros-2

Entre tantas mudanças que houveram ao longo dos anos relacionadas aos carros, uma coisa que mudou também foi como adquiri-lo. Até um tempo atrás muitos acabavam se endividando e fazendo financiamento, com taxas altíssimas e burocracia enorme para adquirir a independência de ter seu próprio veículo. Hoje o financiamento já não é mais a única opção, há também o consórcio como uma alternativa barata e mais inteligente, onde você planeja sua compra ou troca sem comprometer seu orçamento.  Para você que se interessa em adquirir seu primeiro veículo ou trocá-lo por um modelo mais moderno, explicamos a seguir como funciona essa ótima ferramenta que é o consórcio de carros.

O que é Consórcio de carros?

blog-a7-como funciona-o-consorcio-de-carros-3

Adquirir um consorcio é fazer parte de um grupo que têm um mesmo interesse: comprar um bem, neste caso, um carro. Uma administradora reúne e gerencia os integrantes, as regras, tudo de acordo com o Banco central, e faz com que todos recebam o bem até o final do processo. Todo mês, os participantes do grupo pagam uma parcela por um tempo pré-determinado na formação do grupo, e também todo mês ocorre a assembleia que irá eleger por sorteio ou lance os felizes contemplados que terão direito ao prêmio e poderão comprar seu automóvel.  Os escolhidos – assim como os demais participantes que ainda não foram contemplados – continuam pagando as prestações até que todos tenham recebido o crédito.

Como funcionam essas assembleias? Quais as minhas chances?

blog-a7-como funciona-o-consorcio-de-carros-4

As assembleias são realizadas a cada 30 dias. Os sorteios podem ser feitos por globo com pedras ou pela loteria federal. Quando você entra no grupo, recebe um número que corresponde a uma cota, exemplo: a cota é a 421, de um grupo de 600 participantes, o vencedor do mês será o número da pedra sorteada no globo ou o resultado da loteria federal que depende das regras usadas por cada empresa que gerencia o consórcio. As chances são grandes porque além do sorteio você ainda pode dar lance: pagar um adiantamento no valor de parcelas do grupo em andamento e assim ampliar a chance de antecipar o seu direito á carta de crédito para adquirir o bem. Todo mês sua chance aumenta, pois os já contemplados, inadimplentes e excluídos não participam do sorteio.

Por que o Consórcio é melhor que o Financiamento?

blog-a7-como funciona-o-consorcio-de-carros-5

Simples: o financiamento cobra juros altos, e toda vez que a SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) aumenta, seu financiamento aumenta também e com o Consórcio isso não acontece, porque não há cobrança de juros, apenas taxa fixa de administração o que é infinitamente mais vantajoso. Em alguns casos, o comprador acaba pagando quase 75% a mais do valor do carro quando faz um financiamento, sendo que no consórcio isso cai para 20%, sem contar a grande burocracia que está por trás para se conseguir um crédito bancário ou de uma financiadora.

Outras vantagens que os Consórcios de carros têm

– Não precisa de avalista

– Sem comprovação de renda

– você escolhe o plano que melhor cabe no seu bolso

– Você não perde o poder de compra, o bem é reajustado conforme as fábricas de automóveis

– Pode escolher o modelo e marca do seu veículo e ele pode ser novo ou usado

– Pode usar parte do crédito para pagar a documentação ou adquirir acessórios extras

– As empresas de Consórcios são fiscalizadas pelo Banco central, isso traz segurança e tranquilidade para você

– O seu veículo semi-novo pode ser usado como lance

– A carta de crédito pode ser usada para compra de carro novo, semi-novo ou usado

O consórcio é um investimento seguro e geralmente a forma mais econômica de adquirir um bem, já que não há a incidência de juros como outras modalidades de crédito similares. Confira alguns planos e pesquise aquele que melhor se adequa as suas necessidades e ao seu bolso.

E aí, conseguiu entender como funciona o consórcio de carro? Se você está interessado em fazer um e ainda está com dúvidas de como funciona e quais as regras, entre em contato conosco que iremos te ajudar!

sobre o autor
Eliana Schlichta

Comentários