Como ganhar dinheiro com construção de casas?

Será que o investimento em construção de imóveis apresenta uma boa rentabilidade? Saiba mais

ganhar-dinheiro-construindo-casas
Compra de imóvel Publicado em 31/07/2019

O investimento imobiliário ainda é um dos mais comuns e tradicionais do mercado, principalmente pela facilidade no seu entendimento quanto pelas suas vantagens, como construção do patrimônio, segurança que o bem físico proporciona, possibilidade de deixar como herança para os filhos, entre outras.

Saiba como ganhar dinheiro realizando este processo e torne o seu negócio rentável.

Planejamento é fundamental

ganhar-dinheiro-construindo-casas

Para que a obra e a venda da casa aconteçam com tranquilidade é fundamental planejar todos os passos com cuidado. Principalmente porque exige um custo inicial relativamente alto, que pode crescer ainda mais se o plano não for pensado e estruturado nos mínimos detalhes.

Durante o processo é interessante contar com a ajuda de alguns bons profissionais, como arquitetos, corretores de imóveis, engenheiros e empreiteiros. Cada um deles contribui com os seus conhecimentos dentro da área de atuação.

Por exemplo, o corretor de imóveis consegue enxergar qual o terreno de melhor qualidade e com a localização mais privilegiada. Um lote que precise de uma drenagem profunda ou grande terraplanagem aumenta muito o custo da obra, além de dificultar na venda do imóvel.

Passo a passo para ganhar dinheiro com construção de casas

ganhar-dinheiro-construindo-casas-3

Mesmo com a crise econômica, o mercado imobiliário e da construção civil seguem fortes no Brasil. As grandes construtoras continuam ganhando dinheiro com a modalidade, mas será que uma pessoa física também pode lucrar com o negócio?

Passo 1 – Compra do terreno

Um dos fatores que mais contribuem para a valorização do imóvel é a localização do terreno. Por isso, estude muito todas as opções disponíveis antes de se decidir por um. Como a ideia é construir uma propriedade para venda, uma boa localização é fundamental para o sucesso.

Para escolher um bom local, verifique a segurança da área e conheça a sua movimentação durante o dia e a noite. Outro fator que influencia a localização do imóvel é a presença de comércios, serviços e opções de lazer na região. Converse com os vizinhos e procure saber mais sobre a região, principalmente se ela não sofre com nenhum tipo de problema, como alagamentos em épocas mais chuvosas. Regiões mais altas da cidade geralmente costumam ser melhores e mais valorizadas justamente por conta disso.

Por fim, confira se há vias de acesso à casa e transporte público por perto.

Outras razões que devem ser observadas na compra de um terreno são: se há desnível no lote, se há outros terrenos vazios em volta (esses terrenos podem ser ocupados por prédios no futuro que bloqueariam a luz solar), se ele tem fundo de vale que impedem a construção em alguma área, e dimensões (espaços alongados e angulares, podem mudar a planta e  dificultar a construção de um imóvel padrão).

> Leia mais sobre como escolher um bom terreno em Investir em Terrenos é um Bom Negócio?

Passo 2 – Elaboração do projeto padrão

Para facilitar o negócio, elabore um projeto de construção padrão. Esta é uma técnica bastante comum nas construtoras, em especial quando os terrenos possuem a mesma medida e propósito.

Ao realizar o projeto, tenha em mente aquilo que as pessoas buscam atualmente e quais as suas necessidades. Por exemplo, principalmente na construção de um espaço com salas comerciais, é muito importante ter mais de uma vaga de garagem no terreno.

Passo 3 – Construção

Depois que o terreno foi escolhido e o projeto ficou pronto, chegou o momento de começar a construção propriamente dita. A escolha do padrão da casa e dos materiais usados vai afetar diretamente no custo da construção.

Por isso, pesquise pelas melhores condições de preços tanto nos materiais, quanto na mão de obra e procure encontrar um equilíbrio entre qualidade e custos. O montante gasto na construção é alto, então pequenos descontos podem fazer toda a diferença.

Passo 4 – Vender

Antes de colocar a casa à venda, é importante saber exatamente o quanto gastou com a compra do terreno e custo de construção. Com isso, você consegue determinar a margem de lucro que deseja, levando em conta os valores praticados por venda de imóveis similares na mesma região. Normalmente, as construtoras procuram um lucro mínimo de 30%.

Passo 5 – Alugar e trabalhar a valorização

Outra possibilidade é trabalhar com o tempo de valorização (lembrando que nesses casos é importante ter paciência e outras reservas financeiras, pois envolve você deixar o dinheiro “congelado” no imóvel para lucrar também com a sua valorização no futuro). Enquanto isso, você pode alugar os imóveis para arcar com os custos de manutenção e, assim, também já ir pagando parte do investimento feito. Lembrando que você pode manter os imóveis construídos como parte do seu patrimônio, sem ter a obrigatoriedade de vender, lucrando apenas com a locação.

Passo 6 – Repetir

Se trabalhar com o investimento na construção de imóveis deu certo para você, repita o processo utilizando o projeto padrão de construção já pronto. Não se esqueça de rever as lições aprendidas, mantendo tudo o que funcionou e revendo tudo o que não funcionou durante o projeto anterior.

Investimento necessário para a construção de casas

ganhar-dinheiro-construindo-casas-4

A construção de casas para venda é um negócio como outro qualquer. Isso significa que é necessário ter um bom planejamento, pesquisa de mercado e conhecer todos os custos envolvidos no processo. Quando falamos em construção de imóveis, deve ser levado em conta os seguintes investimentos:

  1. Terreno

A compra do terreno é o primeiro passo para construir um imóvel e colocá-lo à venda. O valor do lote varia muito de um para outro, então é necessário analisar bem antes de fechar o contrato.

O preço do terreno sofre variações por conta de suas condições, tamanho e localização. Quanto mais livre de escombros e matos, plano, amplo e bem localizado, mais valorizado é o lote.

  1. Contratação de profissionais

Além de garantir uma qualidade em todo negócio, uma boa contratação de profissionais pode também diminuir alguns gastos. Os responsáveis pela obra, por exemplo, entendem melhor quais são os materiais para a construção, assim como as marcas e tipos de melhor qualidade, durabilidade e que caiba no seu orçamento. Além disso, com o tempo você vai pegando esse conhecimento e aprendendo as melhores práticas, assim os novos projetos de construção vão se tornando cada vez mais baratos e, portanto, mais lucrativos.

Vale ressaltar que um engenheiro ou arquiteto deve analisar o projeto de obra para decidir se ele é realmente seguro.

  1. Compra de materiais

Outro gasto que deve ser colocado na ponta do papel é com a compra dos materiais. Dependendo de qual for a escolha nesta etapa, o custo pode aumentar ou diminuir, claro que sempre priorizando a qualidade e durabilidade do produto para não gerar nenhuma dor de cabeça e custos adicionais depois. Por isso, a ajuda do profissional neste processo é tão essencial.

Consórcio na construção de casa

ganhar-dinheiro-construindo-casas-5

Além de poder ser usado para a compra do terreno, o consórcio também pode financiar a construção da casa.

Para usar a carta de crédito com este fim, o consorciado deve ter um lote em território nacional. Dependendo de qual for o valor escolhido na assinatura do contrato, você pode optar por comprar um terreno e usar o restante do dinheiro para construir o imóvel.

Como a contemplação da carta de crédito pode acontecer durante qualquer momento no contrato, você tem tempo de planejar a construção com mais calma e assim economizar muito a longo prazo.

As condições de crédito disponíveis no mercado são inúmeras. O consórcio tem algumas vantagens que coloca essa modalidade como uma boa opção. A principal, com certeza, é a economia. Como não há cobrança de taxa de juros e nem valor de entrada, as parcelas ficam muito mais em conta do que um financiamento bancário, por exemplo.

> Aprenda mais nesse Guia Completo sobre o Consórcio.

Como conseguir vender rapidamente?

ganhar-dinheiro-construindo-casas-6

Com a casa construída, chega o momento de planejar a sua venda e atrair clientes. Para realizar isso, você pode seguir alguns caminhos.

Uma das formas de trabalhar a venda do imóvel é contratando uma imobiliária, que irá realizar todo o serviço de divulgação, assim como levará os possíveis compradores para visitar a casa. Apesar deles serem especialistas na área, este tipo de serviço vem com um custo, ou seja, é necessário colocar na ponta do lápis se vale a pena.

Se for vender por conta, você pode utilizar algumas estratégias de marketing, como divulgação em redes sociais, sites especializados e anúncios simples em pontos da cidade. E não se esqueça de colocar placas de “vende-se” no imóvel com os seus números de contato.

Por ser um investimento alto e demorado, muitos têm medo de entrar no negócio de construção de casas. Porém, como vimos ao longo do texto, ele pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro. Se quiser saber mais sobre como o consórcio pode ajudar a você realizar este investimento, entre em contato com os nossos especialistas e confira o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários