Como ganhar dinheiro extra e complementar a renda familiar

Com o país em crise econômica, muita gente quer complementar a renda. Vamos conhecer algumas opções?

como-ganhar-dinheiro-extra

O seu planejamento financeiro familiar está apertado e você quer aumentar seus ganhos? Seja para ter maior folga no final do mês ou mesmo para começar a investir, veja algumas ideias para você complementar a sua renda familiar e conseguir aplicar melhor seu dinheiro:

  1. Alugue seu imóvel ou parte dele
como-ganhar-dinheiro-extra-1

Colocar o imóvel próprio para alugar é uma alternativa antiga para ganhar mais dinheiro. Contudo, se esta não é uma opção para você, existem outras formas de ter uma renda extra com o seu bem. Alugar um quarto pelo Airbnb, por exemplo, pode fazer com que entre um grana a mais no fim do mês.

  1. Transporte de pessoas
como-ganhar-dinheiro-extra-2

O Uber é uma das primeiras opções de quem busca ter uma renda extra. Para virar parceiro da empresa você precisa ter: carteira de habilitação profissional, um smartphone com sistema iOS 7 ou Android 4.0 e um carro fabricado a partir de 2008 com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

  1. Alugue sua bike ou prancha
como-ganhar-dinheiro-extra-3

Sua bicicleta ou prancha estão paradas dentro de casa? Que tal utilizar esta oportunidade para ganhar um dinheiro extra? Em algumas plataformas, como o Spinlister, você consegue anunciar para aluguel a sua bike e equipamentos para surf e esqui. O site cobra uma taxa de 17,5% sobre o valor da locação e possui algumas garantias em caso de roubo ou danos.

  1. Aposte nas suas habilidades culinárias
como-ganhar-dinheiro-extra-4

Uma das formas mais tradicionais de complementar a renda é vendendo algum quitute ou docinho na escola ou trabalho. Se você tem uma receita deliciosa, prática de se fazer e de baixo custo, talvez seja uma boa ideia vendê-la no seu ambiente do dia a dia.

  1. Cuide de um cachorro
como-ganhar-dinheiro-extra-5

Atualmente existem alguns sites que fazem a conexão entre os donos dos pets que precisam de um lugar temporário para ficar e os anfitriões dispostos a hospedar os bichinhos.

Pela Dog Hero, o anfitrião deve ficar disposto a manter um canal de contato aberto com o dono do animal durante todo o tempo de hospedagem, seguindo as recomendações de alimentação e passeio com o bichinho. O site cobra uma taxa de 25% do valor da hospedagem.

No Pethub você também pode anunciar a sua casa para hospedar bichos de estimação. Neste site é cobrada uma taxa de 15% do valor da hospedagem.

  1. Alugue sua vaga de garagem
como-ganhar-dinheiro-extra-6

Se você mora em apartamento já deve saber o quanto é comum ter alguém procurando por vaga para alugar na garagem. Se há a disponibilidade de colocar a sua vaga para locação, por que não aproveitar e tirar um dinheiro extra com isso? Outro ponto positivo desta ideia é que você não precisa fazer nenhum esforço.

  1. Faça freelance
como-ganhar-dinheiro-extra-7

Existem algumas plataformas disponíveis para quem quer atuar como freelancer e oferecer seu trabalho sem sair de casa. São projetos para redação, desenvolvimento de sites, criação de artes publicitárias, fotografias, serviço de digitação e muito mais.

  1. Venda suas roupas, acessórios e sapatos
como-ganhar-dinheiro-extra-8

Sabe aquela limpa que você faz no seu guarda-roupa? Ela pode render um dinheiro extra no seu orçamento. Tire fotos de todas as peças que você deseja vender e faça um anúncio em sites especializados ou grupos de brechó da sua região no Facebook. Não esqueça de colocar todas as informações da peça que deseja vender, como tamanho, tecido, preço e especificações.

  1. Seja um guia turístico
como-ganhar-dinheiro-extra-9

Se você está com algum tempo livre, uma boa solução é atuar como um guia turístico amador. No site Rent A Local Friend, você cria o seu perfil mencionando quais línguas fala e os seus principais interesses, como gastronomia, cultura e compras.

O usuário que acessa a plataforma, encontra o guia que mais combina com os seus interesses e paga pelos seus serviços. Por exemplo, na cidade de São Paulo o preço da atividade varia entre R$ 34 e R$ 500 e o site cobra do turista uma taxa de 30% sobre o valor aplicado.

  1. Faça produtos com as próprias mãos

Se você tem habilidades manuais e já conseguiu fazer alguns objetos, como bijuterias, bolsas, lembranças de maternidades e por aí vai, é uma boa ideia vender o seu artesanato e complementar a renda familiar.

Além de vender para pessoas próximas e conhecidas, você pode anunciar os seus projetos em vitrines virtuais. Um dos maiores sites de venda de artesanato é o Elo7 que tem mais de 4 milhões de visitantes por mês. A plataforma cobra uma taxa de 12% sobre o valor do pedido realizado. Então, leve isso em conta.

  1. Abra uma franquia

Apesar de muitas franquias exigirem dedicação em tempo integral dos seus franqueados, existem algumas opções alternativas que permitem a atuação da franquia como uma renda complementar. Acqio, AcquaZero, Ahoba Viagens e Clube Caramelo são algumas dessas possibilidades.

Gostou das nossas dicas de como ganhar um dinheiro extra e complementar a renda familiar? Você já fez algumas das opções que apresentamos? Conhece alguma outra? Conte para a gente nos comentários. E para mais dicas sobre investimentos e planejamento financeiro, acesse o nosso blog.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários