Como ser contemplado mais rápido no consórcio

Aumente suas chances com essas dicas

blog-a7-como-ser-contemplado-mais-rapido-no-consorcio
Dúvidas sobre Consórcio Publicado em 12/06/2017

O consórcio é uma excelente opção para a aquisição de um bem, principalmente se comparado ao financiamento, pois no consórcio não há incidência de juros o que faz com que o valor efetivo total fique bem menor. Mas o que muita gente tem receio é com relação a quando será contemplado.

De fato, no consórcio não há garantia do período de contemplação, mas existem algumas formas muito eficazes para você aumentar as suas chances e não ficar dependendo apenas da sorte. Hoje, vamos explicar o que você pode fazer para aumentar as suas chances e ser contemplado mais rápido.

blog-a7-como-ser-contemplado-mais-rapido-no-consorcio-2

Antes de se aprofundar nessas dicas, porém, é importante entender como funciona a contemplação:

A contemplação acontece todo mês por meio de sorteio ou lance. No primeiro, como o próprio nome já diz, é sorteado um entre os participantes do grupo para receber o crédito. Já no lance, você oferece um valor de “adiantamento das parcelas”, ou seja, se vencedor, parte das parcelas finais do plano que adquiriu estarão quitadas. Quem der o maior lance, ou seja, oferecer a quitação do maior número de parcelas, ganha o direito ao crédito. Existem três tipos de lance: lance livre, fixo e embutido.

Lance livre: no lance livre você escolhe o valor que quer ofertar e avisa a administradora do consórcio antes da assembleia. Funciona como um leilão: ganha aquele que oferecer o maior lance.

Lance fixo: nesta modalidade a administradora do consórcio define um valor fixo para as pessoas darem de lance. Então é realizado um sorteio entre elas. Como o grupo que oferta lance é menor, as chances de ser sorteado aumentam consideravelmente.

Lance embutido: mais comum no consórcio de imóveis, o lance embutido é ideal para quem não tem dinheiro guardado para dar lances. Nele, você utiliza parte da carta de crédito como lance. Assim, se a sua carta é de 150 mil e você dá um lance embutido de 30 mil, se vencer, irá receber 120 mil.

Lembrando que se você ofertar lance e não for selecionado, você não perde esse dinheiro. Você pode guarda-lo e tentar novamente no mês seguinte.

 

 tv supernatural coffee wink dean winchester GIF

 

Como aumentar as chances de ser contemplado

1. Esteja em dia com as parcelas

blog-a7-agenda-3

O sorteio é a forma mais básica para concorrer ao crédito e se você não está com as parcelas em dia, perde a chance de participar da assembleia de contemplação. Não participa do sorteio quem está atrasado com as parcelas, os que pedem exclusão do sorteio por motivos diversos e aqueles que já foram contemplados.

Portanto, cuide para pagar tudo dentro do prazo, pois isso já te coloca em vantagem com relação aos que não estão em dia.

2. Oferte lance

blog-a7-como-ser-contemplado-mais-rapido-no-consorcio-3

Como você já deve ter percebido até aqui, o lance é a forma que você possui de aumentar as chances de ser contemplado, sem ficar dependendo totalmente da sorte. Ao dar lance você não é excluído do sorteio, logo você dobra as suas chances de ser selecionado. Se você der lance e for contemplado pelo sorteio, este último tem prioridade sobre o lance.

O lance não é obrigatório e você pode oferecer o valor que tem disponível ou usar o lance embutido, como foi explicado acima.

3. Defina o valor do lance com inteligência

blog-a7-como-ser-contemplado-mais-rapido-no-consorcio-4

Na prática é impossível definir um valor que garanta a contemplação, mas no geral, para ter mais chance você deve ofertar entre 20 e 50% do valor do crédito.

Mas isso é um valor geral. Cada grupo e modalidade de consórcio têm perfis, necessidades e pessoas com poder aquisitivo diferentes. Portanto, a melhor forma de definir um valor é acompanhar o histórico de lances do grupo. Você pode solicitar isso à administradora do consórcio e então fazer o cálculo da média dos lances ganhadores dos últimos meses.

O mais importante é você não ofertar um valor que vá comprometer as suas finanças. Analise e defina o lance que cabe no seu orçamento. Lembre-se que mesmo se você não for contemplado este mês, há sempre o mês seguinte e as chances só tendem a aumentar.

4. Seja insistente. Oferte lance todo mês!

como-ser-contemplado-mais-rapido-20

É muito comum as pessoas ofertarem lances, mas não pagarem por ele. Nesse caso, a contemplação vai para a próxima cota do grupo que ofertou o 2° maior lance. Se esta também não pagar, ela perde o direito ao crédito e a chance vai para a pessoa seguinte e assim por diante. Já vimos casos em que a 8ª pessoa a dar lance foi a contemplada, porque os 7 primeiros que deram lances maiores, não pagaram. O lance, que inicialmente era um valor X, caiu para quase a metade nessa situação.

Ou seja, não se desanime se a média dos lances do seu grupo é maior do que o que você está disposto a ofertar. Muitas vezes, a média fica “inflada” graças a esse “blefe” de lances que alguns participantes dão. Assim sendo, seja insistente no lance. Deu lance e não foi contemplado esse mês? Então tente novamente no próximo!

5. Não ignore o lance fixo

como-ser-contemplado-mais-rapido-22

No geral, apenas 30% dos integrantes do grupo de consórcio participam do lance fixo. Ou seja, suas chances de ser contemplado são 30 vezes maior! Além disso, como o valor é fixo (entre 20 e 30% do valor do crédito), no geral, o valor ofertado é menor que do lance livre. Ou seja, você não só aumenta suas chances, como tem uma sobra de crédito maior ao ser contemplado.

6. Use o FGTS para ofertar lance no consórcio de imóvel

blog-a7-como-ser-contemplado-mais-rapido-no-consorcio-5

No consórcio imobiliário você pode usar o FGTS como lance. Se você já tem um valor acumulado, é uma excelente oportunidade de aproveitar o benefício sem se desligar da empresa em que trabalha. Além de é claro, aumentar as chances de ser contemplado mais rápido.

7. Fique de olho nas melhores datas para ofertar lance

Algumas épocas do ano são melhores para ofertar lance do que outras. No final do ano, por exemplo, com o 13° salário e os bônus anuais dados pelas empresas, a concorrência e oferta de lances costuma aumentar.

blog-a7-como-ser-contemplado-mais-rapido-no-consorcio-6

Já fevereiro costuma ser o mês ideal para dar lance pois é quando a maioria das pessoas fica com menos dinheiro disponível já que as contas a pagar aumentam nessa época (IPVA, IPTU, matrículas dos filhos, compra de material escolar, etc). Além disso, muita gente viaja por causa do carnaval e das férias.

Portanto, neste mês o valor e a oferta de lances caem e, assim, suas chances aumentam. O mesmo vale para os demais feriados e datas comemorativas.

8. Não desanime

Tenha em mente que com o passar do tempo, com as pessoas sendo contempladas, as suas chances aumentam, pois a cada assembleia que passa há menos participantes concorrendo ao crédito.

como-ser-contemplado-mais-rapido-23

 

No consórcio de imóveis, por exemplo, a partir do segundo ano do plano, o valor dos lances costuma diminuir em média 30%. Por essa razão muitas pessoas preferem entrar em grupos que já estão em andamento e pagar parcelas um pouco maiores.

Por isso, não se preocupe se os valores dos lances no início são maiores do que aquilo que você pode oferecer, pois esses tendem a diminuir. E se você não conseguiu dessa vez, tenha sempre em mente que a sua hora de receber o crédito fica cada vez mais próxima de chegar.

Conclusão

O objetivo da administradora do consórcio é contemplar todo o mês o maior número de pessoas possível. Portanto, você tem diversas chances de ganhar no decorrer do ano. E quanto mais lances você fizer, maiores as suas chances!

Landon Moss happy excited celebration winning GIF

E aí, se interessou em fazer um consórcio? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre como funciona e os planos disponíveis. Ficaremos felizes em atendê-lo! 🙂

Paula-a7-consorcios
sobre o autor
Paula S

Comentários