Consórcio de Carros Usados

Entenda como funciona e tire todas as suas dúvidas

consorcio-de-carros-usados
Dicas sobre automóveis Publicado em 26/06/2017

É possível comprar um carro usado através do consórcio?

consorcio-de-carros-usados-2

Sim! Apesar de muitos optarem por comprar um carro novo, a procura por consórcio de carros usados tem crescido consideravelmente.

Principalmente entre aqueles consumidores que não têm condições de pagar parcelas com valores mais elevados ou não querem arcar com o custo de um carro novo.

Mesmo porque, muitas vezes pelo mesmo preço de um carro zero mais simples você consegue comprar um semi novo, mas superior em equipamentos, categoria e motor, e muitas vezes com muito pouco tempo de uso.

Se você é um desses que procura um semi novo ou usado e quer conquistá-lo através do consórcio, confira as dicas a seguir:

Como funciona o consórcio de carros usados?

consorcio-de-carros-usados-4

Funciona basicamente da mesma forma que o consórcio de carro novo. Você também ingressa em um grupo de consorciados, contribui com parcelas mensais, e todo mês tem a chance de ser contemplado por sorteio e lance e receber a carta de crédito.

Para fazer um consórcio de carro usado, basta escolher o plano de consórcio de veículo com o valor do bem que se quer comprar, independente de ser um consórcio de veículo 0km ou não. Você também fica livre para escolher qualquer modelo e marca na hora que for contemplado. A única coisa que você precisa se preocupar no início é escolher o plano que melhor se encaixa no seu orçamento.

Tem alguma restrição?

consorcio-de-carros-usados-5

As regras e condições podem variar dependendo da administradora, mas no geral, o tempo de uso do carro costuma ser uma restrição. Normalmente, não existem condições diferentes na liberação do crédito para veículos com até cinco anos. Mas a partir disso, é possível que a administradora exija uma garantia maior, como um automóvel seminovo de valor superior ao da carta de crédito ou mesmo não aceite a aquisição de automóveis com mais de 5 anos de uso.

>> Na A7 Consórcios você pode comprar um veículo com até 10 anos de uso! Entre em contato para saber mais!

Além disso, algumas administradoras permitem ofertar o carro atual como lance. Mas a idade do veículo que se quer dar como lance também pode ser uma restrição, pois geralmente as concessionárias aceitam apenas aqueles que constam na tabela FIPE. No caso de outras administradoras (não exclusivas de carros) você também pode optar por dar o valor equivalente à venda do carro. Assim, se contemplado, você tem até 10 dias para efetivamente vendê-lo, para então pagar o lance e retirar o crédito.

Outra restrição é com relação à categoria escolhida: veículo, imóvel ou serviço. Se você for contemplado antes do fim do plano, você não pode usar sua carta de crédito para comprar um bem de outra categoria. Por exemplo, se você adquiriu um plano de imóvel, você não pode usá-lo para comprar um carro e vice versa. Mas isso pode mudar quando você chega ao final. Em algumas administradoras você pode sim mudar a categoria desde que já tenha pagado a maior parte da carta – se já quitou 70% dela, por exemplo.

Vantagens

A principal vantagem do consórcio de carro usado é o fato de o custo do veículo e o valor das parcelas serem menores.

consorcio-de-carros-usados-6

Além do valor do plano ser inferior, ao contrário das linhas de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), no consórcio você não paga juros e sim uma taxa de administração, o que torna essa modalidade de crédito muito mais econômica do que outras – como o financiamento, por exemplo, em que o preço pago costuma ultrapassar muito o valor do veículo.

Ademais, é de conhecimento geral que o primeiro ano do automóvel é o que ele sofre a maior desvalorização. Portanto, ao adquirir um carro usado você não arca com os custos da depreciação que teria com um veículo novo.

E por último, como já foi citado anteriormente, no consórcio de semi novos ou usados você fica livre para escolher o modelo e a marca que desejar na hora de comprar. Além da liberdade de escolha, existem diversas opções de planos e parcelas para você escolher aquela que se adapta melhor ao seu bolso.

E lembre-se que o consórcio de carro usado pode ser usado para comprar um novo e vice versa. Você tem até a hora da contemplação para se decidir!

Cuidados ao fazer o consórcio

Veja abaixo alguns cuidados essenciais que você precisa ter ao fazer um consórcio de carro usado:

consorcio-de-carros-usados-7

– Não caia em promessas de contemplação: ninguém pode te dar certeza de quando você será contemplado. A única garantia é que você receberá o crédito até o final do plano. As assembleias são justas e você pode ser selecionado por sorteio ou lance, mas é impossível saber exatamente em que período do plano. Se alguém te fez alguma promessa desse gênero, ela é enganosa. Então cuidado para não cair em armadilhas!

– Leia todo o contrato: leia todo o contrato atentamente e se certifique que está de acordo com as regras ali contidas. Algumas regras podem mudar de acordo com a administradora, portanto, se informe de todas antes para não acabar tendo uma surpresa depois.

– Tire todas as dúvidas antes de assinar: de forma alguma assine o contrato se você não entendeu algo. Não hesite em perguntar e sanar todas as suas dúvidas antes de contratar o consórcio.

– Verifique se a administradora é autorizada pelo Banco Central: todas as administradoras de consórcio são autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Esta é uma garantia de segurança e tranquilidade total para você. Para verificar se a administradora está de acordo com as exigências e regras necessárias, basta acessar o site do Banco Central e constar se ela está listada entre as autorizadas a funcionar.

– Verifique informações da empresa pelo CNPJ: no caso de representantes, você pode conferir alguns dados da empresa pelo site da Receita Federal, verificando informações como endereço, situação cadastral, entre outras. Veja se as informações contidas ali conferem com as que foram passadas para você. Desconfie de informações estranhas e questione tudo o que for necessário. E não assine nada antes de ter absoluta certeza que a empresa é confiável.

– Não leve em consideração apenas as promessas verbais: tudo o que foi combinado e prometido deve estar escrito no contrato, tais como regras do grupo, condições de contemplação, etc. Não considere o que foi simplesmente falado, exija que todas as informações passadas durante a negociação estejam contidas na documentação.

Cuidados ao comprar um carro usado

Agora que você já entende tudo sobre como funciona o consórcio, está na hora de falar da melhor parte: a hora da contemplação e de escolher o seu carro. Confira as dicas a seguir:

consorcio-de-carros-usados-8

Faça um teste drive: não adianta apenas andar com o veículo, é importante você avaliar e testar absolutamente tudo. Verifique se os vidros, portas e capô ficam bem encaixados quando fechados, balance o carro perto da roda para verificar os amortecedores, ligue o carro e observe a fumaça do escapamento, teste os limpadores, para-brisas, luz de freio, setas, faróis, estofamentos dos bancos, e veja se os pedais de freio deslizam com facilidade e não engatam na volta. Além disso, verifique se todos os equipamentos de segurança (triângulo, chave de roda e estepe) estão em ordem.

Pesquisa sobre o modelo e a marca do carro na internet: verifique se não há reclamações dos consumidores, depoimentos por problemas recorrentes, etc. O meio digital é um excelente meio para averiguar informações e conferir opiniões de outros consumidores.

Procure saber se o carro já foi batido: não confie somente na conversa do atual dono. Inspecione o carro à procura de amassos e sinais de batida. Você também pode dar uma boa olhada na pintura em um lugar com bastante incidência de luz, para verificar se há diferenças de tonalidade ou manchas nos frisos e borrachas. Isto pode indicar reparação por conta de batidas. Outra coisa a se observar é se todos os pneus são da mesma marca. Se não forem, procure saber com o dono o porquê.

Peça a um mecânico de confiança para fazer uma inspeção meticulosa: peça para ele avaliar cuidadosamente o estado geral do veículo e procurar por sinais de mal funcionamento.

Faça uma análise cuidadosa da documentação: verifique se ele já não foi danificado por conta de uma colisão mais grave e se as informações contidas no documento são verdadeiras. Averigue também a veracidade das informações sobre o atual dono (endereço, dados de contato, etc). E por último, sempre confirme na Polícia Civil se o veículo não foi roubado.

Com esses cuidados, você fica tranquilo para comprar o seu veículo e conquistar também a sua liberdade de ir e vir!

blog-a7-consorcio-de-carros-usados-9

Sobre a A7 Consórcios:

A A7 Consórcios é uma empresa representante de consórcios Rodobens, administradora autorizadas pelo Banco Central e com anos de experiência e atuação no mercado. Oferecemos apoio e suporte em todo o processo do consórcio: temos uma equipe especializada para sanar desde as dúvidas mais básicas até a parte da análise de documentação. Trabalhamos oferecendo segurança e transparência para nossos clientes, nos tornando verdadeiros parceiros e consultores no caminho e na conquista dos seus sonhos.

Entre em contato conosco para saber mais.

Paula-a7-consorcios
sobre o autor
Paula S

Comentários