Consórcio é um bom investimento?

Muito se fala das vantagens de um consórcio, mas será que ele é um bom investimento?

consorcio-e-um-bom-investimento-a7-consorcios
Dúvidas sobre Consórcio Publicado em 09/01/2018

Quem está procurando adquirir um bem ou serviço, tem apostado cada vez mais no consórcio. As principais vantagens já são conhecidas pelo público: sem cobrança de taxa de juros e parcelas baixas. Mas afinal, o consórcio é mesmo um bom investimento? Descubra no artigo de hoje.

CONSÓRCIO É UM BOM INVESTIMENTO?

consorcio-e-um-bom-investimento-a7-consorcios-2

Parecido em alguns fatores com um financiamento imobiliário, o consórcio não cobra taxas de juros e nem exige um valor de entrada. Além disso, este tipo de investimento tem a taxa de administração diluídas em todas as prestações, é mais rápido e muito menos burocrático. O interessado não precisa apresentar à administradora um comprovante de renda mensal para fazer o consórcio, por exemplo.

O participante pode ganhar a carta de crédito por meio de sorteios mensais entre todos os outros membros do grupo ou por lances – em que o consorciado oferece um valor de adiantamento de parcelas para aumentar as chances de contemplação.

Saiba mais sobre todas as formas de contemplação do consórcio aqui.

Para você conseguir visualizar melhor a diferença entre comprar um imóvel pelo consórcio e pelo financiamento bancário, vamos dar um exemplo real:

Por meio de um banco, você pode financiar um imóvel por até 360 meses, com taxas de juros médias de mercado de 12 a 13% ao ano mais a TR (Taxa Referencial). Além disso, o comprador precisa disponibilizar uma entrada à vista, em torno de 30% do valor total do imóvel.

Com a mesma propriedade, pelo consórcio, não há necessidade de pagar entrada e o comprador só paga uma taxa administrativa, que varia de administradora, e será diluída em todas as prestações. Hoje essa taxa varia de 15% a 25% no total. Já deu para perceber que em questão de valor efetivo total o consórcio é um melhor investimento que o financiamento imobiliário, certo?

Lembrando que o consórcio é válido para outras compras além do imóvel. Você também pode adquirir veículos, terrenos e alguns serviços, como viagens, construções, cursos, cirurgias plásticas, festas e casamento.

VANTAGENS DE COMPRAR UM CONSÓRCIO

consorcio-e-um-bom-investimento-a7-consorcios-3

Ainda tentando responder a pergunta se o consórcio é realmente um bom investimento, separamos algumas de suas vantagens:

  1. Economia

Já falamos acima que o consórcio não cobra taxa de juros e nem entrada. Além disso, os custos administrativos (taxa de administração e seguro de vida, por exemplo) são diluídos nas prestações durante o tempo contratado no plano. Todos estes fatores geram uma economia significativa no seu investimento.

  1. Opções de planos e parcelas

O consórcio é bastante flexível, com diversas opções de planos e parcelas. Ou seja, você consegue escolher o bem ou serviço que deseja adquirir, por quanto tempo pode pagar e decidir um valor da parcela que não comprometa o seu orçamento. Faça uma simulação e encontre o plano que mais combina com o seu objetivo e padrão de vida.

  1. FGTS para imóveis

No consórcio imobiliário existe ainda mais uma vantagem: você pode usar o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) complementar o seu crédito, amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações (pode inclusive usar como lance, por exemplo). Entre em contato pelo nosso site ou via telefone para tirar as suas dúvidas sobre como usar o benefício na sua cota.

  1. Garantia do poder de compra

Com a carta de crédito em mãos você pode comprar o bem à vista, com isso seu poder de negociação aumenta e garante o poder de compra. Ao adquirir um bem à vista, você ganha algumas vantagens, como descontos no preço total podendo usar a diferença para reformas por exemplo.

  1. Entrega rápida

Assim que for contemplado, rapidamente você tem acesso à carta de crédito com toda a segurança que precisa. É só entregar os documentos obrigatórios solicitados pela administradora e esperar alguns dias para poder adquirir o seu bem ou serviço. Cada administradora tem suas regras, por isso sempre consulte antes o que vai ser exigido na hora de adquirir um plano.

  1. Uso da carta de crédito para quitação de financiamentos

Após ser contemplado, você pode utilizar a carta de crédito para quitar totalmente algum financiamento no nome do titular consorciado, seja para o imobiliário ou para o de automóvel.

  1. Menos burocracia

Ao contrário de um financiamento imobiliário bancário em que há muita burocracia, no consórcio não há avalista e nem a necessidade de comprovação de renda antes da contemplação. Tudo isso deixa o processo menos burocrático, rápido, simples e prático.

  1. Quitação da dívida

No consórcio, há um seguro de quitação automática da dívida para alguns casos, como de falecimento, invalidez total ou permanente do titular consorciado. Vale a pena também ficar por dentro do que abrange o seguro antes de adquirir o plano de consórcio. Lembre-se que quanto mais informações você tiver sobre o que está adquirindo, mais usufrui dos benefícios.

COMO O CONSÓRCIO PODE SER UM BOM INVESTIMENTO?

consorcio-e-um-bom-investimento-a7-consorcios-4

São vários os motivos que levam o consórcio a ser um bom investimento, tanto para você quanto para a sua empresa.

Se você está pensando em investir no mercado imobiliário, por exemplo, o consórcio pode ser uma excelente opção. Afinal, você não vai precisar lidar com os altos juros do financiamento bancário e utilizar o imóvel para ter uma renda extra com a locação ou então, colocar o bem para venda.

Para quem tem empresas, este tipo de financiamento também é uma boa escolha. Você pode utilizar o consórcio para renovar as frotas dos seus caminhões ou carros, investir em novos equipamentos, em um novo ambiente de trabalho e por aí vai. Tudo isso sem prejudicar o capital de giro do seu negócio e com prestações baixas.

Muitas pessoas também utilizam o consórcio como uma fonte extra de dinheiro, comprando e vendendo cartas contempladas. E também tem aqueles que possuem dificuldade em guardar dinheiro e aproveitam este tipo de financiamento como uma poupança.

Está seguro de que o consórcio é um bom investimento? Entre em contato com a A7 Consórcios para saber qual é o plano que mais combina com o seu perfil. E não se esqueça de conferir outras dicas em nosso blog.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários