Consórcio em andamento: como funciona

Saiba como funciona o consórcio em andamento e quais são as suas principais vantagens

consorcio-em-andamento-como-funciona
Dúvidas sobre Consórcio Publicado em 19/07/2018

Você sabe o que é e como funciona o consórcio em andamento? Se você está interessado em fazer um consórcio e quer aprender mais sobre os conceitos relacionados a esse, continue lendo e descubra as vantagens e desvantagens do consórcio em andamento:

O que é consórcio em andamento?

consorcio-em-andamento-como-funciona-2

Antes de entender o que é consórcio em andamento, é preciso saber como funciona essa modalidade de crédito imobiliário. Primeiro, a administradora reúne um grupo de pessoas interessadas em comprar determinados bens ou serviços de um mesmo valor. Cada um desses membros contribui com um valor mensal durante o tempo de contrato previsto. Desta forma, até o final do período, todas as pessoas que fazem parte do grupo poderão adquirir aquilo que desejam.

Quando a administradora consegue reunir o número mínimo de membros para o grupo, se iniciam as assembléias mensais. Nelas, pelo menos um dos consorciados é contemplado com a carta de crédito por sorteio. Se o grupo tiver saldo suficiente, ele pode contemplar mais pessoas através dos lances.

> Entenda mais sobre as formas de contemplação.

O consórcio em andamento nada mais é do que a entrada de um novo membro nesse grupo já formado e atuante.

 

Por que participar de um consórcio em andamento?

consorcio-em-andamento-como-funciona-4

Assim que um novo grupo de consórcio começa, é comum que os membros com boas reservas financeiras dêem lances altos para conquistar a sua carta de crédito contemplada nos primeiros meses. Sendo assim, ao longo do tempo, com mais e mais pessoas sendo contempladas todo mês, os valores para os lances vão ficando mais baixos e acessíveis. Além, é claro, das suas chances de ser contemplado por sorteio também aumentarem consideravelmente.

Resumindo, isso significa que as suas chances de conquistar a carta de crédito são maiores ao entrar em um grupo em andamento. Afinal, boa parte do grupo já adquiriu o bem ou serviço que deseja. E mesmo que você não queira dar lance e na pior das hipóteses só seja sorteado no último mês, o tempo de espera é consideravelmente menor do que aqueles que entraram na formação do grupo.

 

Como entrar em um consórcio em andamento?

consorcio-em-andamento-como-funciona-3

Basicamente, existem duas formas de entrar em um consórcio em andamento: comprando a cota de um consorciado que desistiu ou direto com o representante ou administradora. Conheça as diferenças entre essas opções:

  1. Comprando de um consorciado

É possível comprar a cota de alguém que, por algum motivo, desistiu do consórcio. Nesta possibilidade, você deve pagar o valor que já foi pago pelo antigo consorciado e assumir as parcelas restantes. Tenha cuidado com quem você negocia, pois a pessoa pode querer cobrar outros valores que não fazem parte do acordo: como a taxa de transferência e um ágio (lucro sobre a venda da carta). Não faz sentido a cobrança desses valores se a carta não é contemplada, afinal, porque você pagaria mais caro por uma cota que você pode conseguir sem esses custos ao falar diretamente com a administradora ou um representante?

Além disso, antes de transferir o valor para o consorciado e fechar negócio, faça um contrato para garantir a legalidade da transferência e verifique se a situação do vendedor está regular com a administradora.

  1. Comprando com a administradora

Nesta alternativa a negociação é feita diretamente com a empresa que administra o consórcio. Apesar de, no geral, não haver risco de cobranças abusivas nessa opção, os valores das parcelas são mais altos, pois você não precisa pagar aquele valor de entrada que é necessário quando você compra direto com um terceiro (para custear todas as parcelas que ele já pagou).

Sendo assim, se você entrar em um grupo de 60 meses que já está na 30ª assembléia, você pagará, em média, o dobro da prestação dos outros consorciados. Porque você terá o valor total diluído entre as 30 parcelas restantes do plano, e não 60 como era originalmente no início da formação do grupo.

A vantagem aqui é que as suas chances de ser contemplado também aumentam, seja por sorteio ou ofertando o lance vencedor. Afinal, você está concorrendo com bem menos gente.

  1. Adquirindo uma cota em andamento com um representante

O mecanismo de adquirir uma cota de um grupo em andamento com um representante é basicamente o mesmo de adquirir direto com a administradora. A grande vantagem aqui é que com o representante possivelmente você terá acesso a mais opções de grupos de várias administradoras, enquanto que se você conversar direto com a administradora, ela apresentará somente as opções que ela mesma administra. Aqui na A7 por exemplo, temos representação de Rodobens, Servopa e Yamaha Consórcios, ou seja, você teria acesso a informações de grupos de pelo menos 3 administradoras diferentes, podendo comparar e escolher aquele que mais traz benefícios para você.

Assim como nas opções anteriores, é muito importante você verificar se a pessoa ou empresa com quem você está falando é legítima. Ou seja, se o representante realmente possui a autorização legal das administradoras para representá-las.

Se o seu planejamento financeiro pessoal permite que você assuma parcelas mensais mais elevadas, comprar diretamente com a administradora ou com o representante é um excelente negócio. Pois além de ter mais chances de contemplação, como você não precisa arcar com um custo inicial, você pode usar de recursos próprios para dar lance.

Comprar consórcio em andamento é a escolha ideal para quem tem um dinheiro sobrando, quer fugir das altas taxas de juros de um financiamento bancário e deseja adquirir o seu bem ou serviço mais rápido. Se você se encaixa neste perfil, confira as nossas explicações sobre as principais dúvidas sobre o consórcio e garanta aquilo que sempre desejou. E não se esqueça de conferir dicas sobre compra de imóvel, automóveis e organização financeira no blog da A7 Consórcios.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários