Consórcio para empresas

Confira como o consórcio pode ser uma excelente ferramenta para você usar no crescimento da sua empresa

consorcio-para-empresas
Dúvidas sobre Consórcio Publicado em 04/07/2017

Qualquer empresa que deseja ter um crescimento sustentável e se manter ativa em um mercado tão competitivo e instável como o brasileiro, precisa ter um excelente planejamento financeiro. Ele é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, pois te permite diminuir riscos, tomar decisões mais assertivas, prever cenários, atingir objetivos, otimizar recursos e planejar novos investimentos.

consorcio-para-empresas-2

Neste sentido, o consórcio pode ser uma excelente ferramenta para você usar no crescimento da sua empresa, principalmente porque ele permite que você preserve o seu capital de giro. É uma forma de planejar futuros investimentos sem ter que retirar altos valores do caixa da empresa. Assim, você contribui mensalmente com valores bem mais baixos, que sejam compatíveis com o orçamento, e tem a possibilidade de ter acesso ao crédito antecipadamente através do sorteio ou lance.

São várias as possibilidades: por exemplo, o consórcio de veículos é uma excelente estratégia para renovação ou ampliação de frota. Você também pode planejar a ampliação do seu patrimônio, e através da aquisição de um imóvel ou terreno, aumentar as instalações e expandir a produção. Pode ainda programar a renovação de máquinas e equipamentos ou a reforma do seu escritório. As oportunidades são muitas, e esta modalidade é sob medida para quem busca manter a empresa competitiva e avançando no mercado.

Vantagens do Consórcio para Empresas

Confira abaixo as principais vantagens do consórcio para a sua empresa:

consorcio-para-empresas-3

– Preservação do capital de giro: uma das grandes vantagens do consórcio para empresas é você não precisar se descapitalizar para poder investir. Você preserva o seu capital de giro e investe um valor bem menor todo mês através das parcelas. Assim você não compromete o seu caixa e não arrisca a saúde financeira da sua empresa.

– Compra planejada: você poupa para depois comprar. Com as diversas opções de planos e parcelas, você consegue selecionar aquela que melhor se ajusta as necessidades da sua empresa e tem um melhor controle dos gastos.

– Possibilidade de acesso ao dinheiro antes da finalização do plano: se você guardar todo mês um determinado valor para adquirir um bem, você só conseguirá compra-lo após ter juntado todo o dinheiro correspondente ao valor total desse bem. Já no consórcio você tem a possibilidade de ter acesso a esse montante antes (até mesmo imediatamente se você for contemplado no primeiro mês) e, portanto, já aproveitar os benefícios do investimento para fazer a sua empresa crescer e lucrar mais.

– Poder de compra à vista: com a carta de crédito em mãos, você consegue negociar o preço do bem com as vantagens da compra à vista, e continua pagando à prazo. Além disso, como as parcelas são reajustadas a cada ano, o seu poder de compra é conservado.

– Sem cobrança de juros: esta é a maior vantagem do consórcio em comparação a outras linhas de crédito – a não incidência de juros. Diferente do financiamento que você acaba pagando muito mais do que o bem realmente vale, no consórcio você tem a cobrança da taxa de administração, que faz com o que o custo efetivo total seja bem menor quando comparado a outras modalidades de crédito.

Ideal para quem?

O consórcio pode ser usado por empresas de qualquer porte, seja você um MEI (microempreendedor individual) ou uma grande organização. Ele é uma excelente alternativa para você planejar novos investimentos com total segurança e controle.

Tem alguma restrição?

No consórcio há bastante flexibilidade e pouca burocracia. Por exemplo, para ingressar em um grupo, você não precisa comprovar seus rendimentos até a contemplação. Além disso, antes da contemplação, você também pode alterar o valor do crédito.

consorcio-para-empresas-4

A única limitação é com relação à categoria escolhida – veículo, imóvel ou serviço. Ao receber a carta de crédito, em alguns casos, há possibilidade de alterar bens da mesma categoria, como trocar um carro por uma moto, por exemplo. Mas não há essa mesma possibilidade entre bens de categorias diferentes, como trocar um imóvel por um carro. Algumas administradoras permitem a troca da categoria desde que você já tenha percorrido pelo menos 70% do plano, mas as regras podem variar, por isso se informe bem de tudo antes de adquirir o consórcio.

Como funciona?

Não há diferença entre o consórcio para empresas e pessoa física. A única diferença é que no consórcio imobiliário, se a empresa for MEI (microempreendedor individual), o empresário deverá fazer o cadastro como pessoa física, e não jurídica.

O resto é igual: você escolhe o plano que melhor se adequa as necessidades e objetivos da sua empresa, paga uma parcela mensal, e todo mês participa da assembleia que irá definir por sorteio ou lance quem receberá o crédito. Veja em detalhes como funciona o consórcio e quais são as formas de contemplação aqui no site da A7 e tire todas as suas dúvidas!

Conclusão

O consórcio é uma excelente forma de você planejar futuros investimentos para a sua empresa de forma segura e preservando o seu capital de giro. Com ele, você programa melhor seu financeiro e traz inovação para o seu negócio, quesito essencial para a empresa se manter competitiva no mercado e aumentar os lucros!

Sobre a A7 Consórcios

A A7 Consórcios é uma empresa representante de consórcios Rodobens, administradora autorizada pelo Banco Central e com anos de experiência e atuação no mercado. Oferecemos apoio e suporte em todo o processo do consórcio: temos uma equipe especializada para sanar desde as dúvidas mais básicas até a parte da análise de documentação. Trabalhamos oferecendo segurança e transparência para nossos clientes, nos tornando verdadeiros parceiros e consultores no caminho e na conquista dos seus sonhos.

Entre em contato conosco para saber mais.

Paula-a7-consorcios
sobre o autor
Paula S

Comentários