Localização do imóvel: 10 dicas para avaliar se a localização é boa

Veja como escolher o melhor lugar para morar

localizacao-do-imovel-a7-consorcios
Compra de imóvel Publicado em 19/12/2017

De acordo com o Instituto QualiBest (uma das empresas mais respeitadas no ramo de pesquisa de mercado online, com 10 anos de experiência e mais de 60 mil usuários cadastrados) a localização do imóvel é o 3º fator mais importante para os prováveis compradores, ficando atrás só do valor e as condições de pagamento. Realmente, escolher o local que você vai morar não é uma tarefa simples. Por isso, separamos 10 dicas para avaliar se a vizinhança é boa e fazer um investimento seguro.

1. Segurança do bairro

localizacao-do-imovel-a7-consorcios-2

É essencial conhecer a segurança do local que você vai morar. Por isso, converse com os moradores da região e visite mais de uma vez em horários e dias diferentes. Conheça a movimentação do lugar durante o dia, noite e final de semana. A internet também pode ser uma grande aliada no processo. Pesquise os índices de criminalidade na área e confira a quantidade de notícias de furtos e roubos.

2. Avalie o comércio local

Uma boa rede de comércios e serviços é algo que valoriza a localização do imóvel. Afinal, os moradores da região não vão precisar rodar a cidade para encontrar o que precisam. Então, quando for visitar a região, analise se há padarias, supermercados, farmácias, hospitais, academia, agências bancárias e o que mais você achar necessário por perto.

3. Proximidade com o trabalho e escola

Outro ponto importante ao avaliar a localização do imóvel é conferir a distância entre ele e o seu trabalho. Apostamos que você não vai querer perder tempo no trânsito todos os dias úteis da semana. Se você tiver filhos, esta dica vale para a escola deles também.

4. Analise o perfil dos seus vizinhos

localizacao-do-imovel-a7-consorcios-4

Pense na seguinte situação: você é solteiro que adora reunir os seus amigos até altas horas na sua casa, mas toda a vizinhança é composta por casais com filhos pequenos. Por mais que a harmonia entre vocês seja boa, a possibilidade de alguma divergência acontecer é muito maior, certo?

5. Estude as opções de lazer do local

Ter que atravessar a cidade para aproveitar opções de lazer não é muito divertido ou prático. Então, pesquise bem a vizinhança e verifique se há parques, praças, cinema, shopping ou outros lugares que você goste de passear.

6. Estude como são as vias principais do local

Analise quais são as vias principais de acesso ao bairro do seu imóvel. Ninguém gosta de perder tempo no trânsito e as avenidas são o que você precisa para se deslocar com mais rapidez. Mesmo que você possua carro, analise se a região também possui uma boa cobertura por linhas de ônibus, caso seja necessário em uma eventualidade.

7. Verifique o barulho do bairro

A tranquilidade do bairro é um fator essencial para quem procura um local silencioso para morar. Nas visitas ao local repare no barulho das redondezas, assim como o da rotina dos seus futuros vizinhos. Eles arrastam os móveis? Possuem animais de estimação agitados? Tem uma vida noturna agitada? Todos estes fatores atrapalham a tranquilidade do local. Além disso, um trânsito intenso também aumenta os problemas com a poluição.

8. Estude o potencial de crescimento da área

localizacao-do-imovel-a7-consorcios-3

O mercado imobiliário muda constantemente e locais que antes eram pouco expressivos, hoje já apresentam excelentes perspectivas de crescimento. Analisar o potencial da área que você deseja comprar é uma ótima forma de investimento. Afinal, você paga menos e depois pode vender por um preço mais alto.

Mas como saber se há chance de crescimento na região? Se informe se existe projeto para grandes empreendimentos no lugar, como estação de metrô, shopping, parques, pontos de ônibus e mais.

Para mais informações você também pode conferir este outro artigo que fizemos sobre todos os fatores que contribuem para a valorização do imóvel.

9. Converse com os futuros vizinhos

Você pode fazer todas as pesquisas possíveis na internet, jornal ou com a ajuda dos profissionais no ramo imobiliário. Porém, uma das melhores formas de conhecer onde vai ser o seu futuro lar é conversar com os vizinhos. Tire todas as suas dúvidas com eles, pode ser sobre a segurança, os problemas que eles enfrentam, as opções de lazer e muito mais.

10. Saiba o que você quer

Um ponto crucial para escolher a melhor localização do seu imóvel é conhecer bem o seu próprio perfil – e de sua família. Escreva quais as suas principais demandas sobre um local.

Por exemplo, se você não abre mão da vida noturna, não adianta morar em um bairro que não conte com bares, boates, pubs ou estabelecimentos voltados para o entretenimento. Agora, se você possui filhos pequenos e prefere morar em casas amplas, procure por regiões calmas e afastadas das áreas centrais.

Se optar por comprar um imóvel em um novo bairro, saiba que você vai ter que passar por um período de adaptação. Conhecer as linhas de ônibus e seus itinerários, quanto tempo você vai levar entre o trajeto casa-trabalho, talvez mudar a escola dos filhos e passar a conhecer os principais comércios e serviços da região são só algumas atitudes que você vai tomar.

Para você não ficar perdido na empreitada do investimento imobiliário, conheça o nosso guia completo para quem vai comprar o primeiro imóvel.

Aproveite também para conferir diversos artigos com dicas relacionadas a compra do imóvel em nosso blog.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários