Morar em apartamento é ruim?

Veja vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

morar-em-apartamento-e-ruim-4
Compra de imóvel Publicado em 15/01/2018

Muitas pessoas têm receio de morar em apartamento por achar que a experiência pode ser ruim. Para facilitar a sua vida, separamos as principais vantagens e desvantagens de morar neste tipo de imóvel. Afinal, antes de escolher o seu lar é essencial levar em consideração todos os fatores que vão impactar diretamente no seu dia a dia.

Principais vantagens de morar em apartamento

morar-em-apartamento-e-ruim
  1. Segurança

 

Talvez a vantagem mais conhecida do apartamento seja a sua segurança. Como boa parte dos condomínios contam com portaria 24 horas, câmeras, portões eletrônicos e equipe de segurança, este tipo de imóvel se torna muito mais seguro. Apesar de esses serviços serem caros, todo o gasto com a sua manutenção é dividido entre todos os moradores do prédio, deixando o custo muito mais barato do que para quem mora em casa e precisa arcar com tudo sozinho.

  1. Áreas de lazer

Boa parte dos condomínios contam com uma extensa lista de áreas de lazer, como: academia, piscina, churrasqueira, parquinho, campo de futebol, sala de jogos e salão de festas. É tanta opção que fica difícil aproveitar tudo na mesma semana. Apesar das diversas atividades, os seus custos de manutenção são baixos, já que são divididos entre todos os moradores do prédio. Em um casa, por exemplo, é complicado construir todas estas dependências.

  1. Regras de convivência

O que muitos podem considerar uma desvantagem, na verdade é uma vantagem. A convivência não é uma tarefa fácil e é muito comum que os vizinhos se desentendam de vez em quando. Em um condomínio há algumas regras de convivência que precisam ser seguidas, como nada de barulhos excessivos depois das 22h da noite ou obras no fim de semana. Apesar de parecer complicado, as normas internas deixam o dia a dia dos moradores muito mais simples e tranquilo.

  1. Sociabilidade

Um outro benefício de morar em um prédio é a possibilidade de ter um relacionamento mais próximo com os vizinhos. A vantagem é ainda maior quando se tem crianças, já que elas podem brincar com os seus amigos nas áreas comuns do condomínio com toda a segurança que os pais procuram.

Além disso, a amizade com os vizinhos é um ponto positivo quando você está planejando passar um bom período fora de casa, como nas férias. Assim, você tem a confiança de que o seu lar está sendo bem cuidado e aproveita os dias de folga tranquilamente.

  1. Custo

Lembra como comentamos que os custos da manutenção da área de lazer e segurança eram divididos entre todos os condôminos? Isso faz com que o custo para ter todas esses benefícios seja muito baixo. Além disso, você pode economizar em outros aspectos, como: mensalidade na academia, clube no verão e aluguel de salão de festas.

Por fim, em muitos casos, o aluguel ou valor de compra de um apartamento é consideravelmente mais baixo do que seu equivalente na versão residencial.

  1. Limpeza

Uma das principais desvantagens de se morar em casa é a dificuldade em limpar toda a área externa. Lavar calçada, cortar grama, cuidar da piscina e churrasqueira, limpar a garagem e muito mais. A lista de trabalho só cresce, não é mesmo? Se você não possui um funcionário para lhe ajudar e é o único responsável pela limpeza da casa, morar em um apartamento trará muitas vantagens.

Como na maioria dos casos, este tipo de imóvel é menor, você terá um espaço bem menor para limpar. Além disso, toda a limpeza externa é feita por um funcionário contratado pelo condomínio, ou seja, várias tarefas a menos na sua rotina.

Desvantagens de morar em apartamento

morar-em-apartamento-e-ruim-2

Nada na vida é perfeito, não é mesmo? Assim como qualquer outra coisa, morar em um apartamento tem seus lados positivos e negativos. A lista de vantagens você já conheceu, vamos dar uma lida nas desvantagens?

  1. Menos privacidade

Como não há um terreno separando uma casa da outra, você e seu vizinho vão conviver muito mais de perto em um apartamento do que se fosse em uma casa. Se esse fato pode trazer algumas vantagens (como listamos acima), ele também pode tirar um pouco da sua privacidade.

Em especial nas novas construções em que as paredes que dividem os apartamentos costumam ser mais finas, o cuidado para não atrapalhar o vizinho precisa ser redobrado, principalmente com alguns barulhos, como: festa até mais tarde e televisão e música no último volume.

A forma que alguns prédios são construídos também pode ser um fator para a falta de privacidade. É comum encontrar janelas de apartamentos diferentes posicionadas de frente uma para outra, ou então de frente para a área comum do condomínio. Se você não tolera isso de forma alguma, é só procurar por imóveis em andares mais altos.

  1. Menor espaço

Essa talvez seja a desvantagem que faça as pessoas pensarem duas vezes em morar em um apartamento. Especialmente em grandes cidades, as medidas deste tipo de imóvel – com mais de um cômodo – variam entre 70m² e 140m², uma metragem bem menor do que uma casa de tamanho médio.

Além disso, é comum encontrar área de serviço bem pequena e integrada à cozinha, com pouco espaço para pendurar roupas e colocar a máquina de lavar. Por ser menor, é necessário ter um cuidado maior na hora de escolher os móveis e a decoração que vão compor o seu imóvel.

Conte para a gente nos comentários, o que você considera os prós e contras de morar em um apartamento. Aproveite também para planejar a compra do seu imóvel – seja casa ou apartamento -com o consórcio. Entre em contato para saber mais.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários