Morar em apartamento térreo: vantagens e desvantagens

Confira todos os prós e contras e tome a decisão

a7-consorcios-morar-em-apartamento-terreo
Compra de imóvel Publicado em 21/12/2017

Escolher o imóvel ideal pode não ser uma tarefa simples, mas com certeza é um dos momentos mais especiais da vida de qualquer pessoa. Para ajudar você a tomar a melhor decisão possível, trouxemos algumas vantagens e desvantagens de morar em apartamento térreo.

Vantagens de morar em apartamento térreo

Melhor começar com os pontos positivos, certo? Descubra agora alguns benefícios de morar neste tipo de imóvel.

a7-consorcios-morar-em-apartamento-terreo-2
  1. Preço mais econômico

Em boa parte dos condomínios, os apartamentos térreos são muito mais em conta do que as unidades mais altas ou cobertura. Quem procura todas as vantagens de um condomínio sem gastar muito, esta é a melhor opção.

  1. Melhor locomoção

Por não depender de escadas ou elevadores, quem mora no térreo tem uma locomoção muito mais simples. Inclusive, esta flexibilidade facilita, e muito, o trabalho da mudança. Este também é um benefício muito atrativo para as pessoas que apresentam mobilidade reduzida, como deficientes físicos e idosos.

  1. Maior facilidade para alugar ou vender

Lembra que comentamos que um apartamento no térreo é mais econômico? O preço baixo facilita no aluguel ou venda da unidade. Para o proprietário, isso é uma forma de garantia e segurança para uma futura necessidade de vender ou alugar o local.

Desvantagens de morar em apartamento térreo

a7-consorcios-morar-em-apartamento-terreo-3
  1. Barulho

Como a área de lazer do condomínio também fica no térreo, estes apartamentos sofrem um pouco mais com os barulhos. Outro fator que diminui o silencio na unidade são os sons comuns da rua, como trânsito e pessoas falando alto.

  1. Pouca incidência de luz e corrente de ar

Os apartamentos térreos podem ter a vista bloqueada com construções próximas. Isto faz com que a incidência de luz e corrente de ar nestas unidades seja bem baixa, deixando a casa mais abafada e úmida. 

  1. Problemas estruturais

Como o térreo é a base do prédio, dependendo do edifício estas unidades podem sofrer um pouco mais com os problemas estruturais do prédio, assim como as infiltrações.

  1. Vista desprivilegiada

As construções que atrapalham a iluminação solar e corrente de ar também bloqueiam a vista. Outras vezes a visão é bloqueada pela portaria, muros do condomínio e acesso da garagem.

  1. Um pouco menos seguro

Se o condomínio que você escolher não tiver uma equipe de segurança, muros e portaria 24 horas, o apartamento térreo fica um pouco mais suscetível à assaltos e furtos. Apesar da incidência ser menor do que em casas, é interessante apostar em um edifício seguro.

Apartamento Garden

a7-consorcios-morar-em-apartamento-terreo

Lembra que comentamos que um imóvel no térreo tem um valor mais em conta do que as outras unidades?  Apesar disto ser verdade, existe uma exceção: o apartamento garden.

Estas propriedades são diferenciadas por contar com um quintal ou jardim. Nas opções de alto padrão esta área possui churrasqueira, forno de pizza e até piscina, sendo muito mais valorizada do que as outras unidades do condomínio.

O apartamento garden tem sido muito procurado por aqueles que gostam da segurança e conforto que um condomínio proporciona, mas ao mesmo tempo sonham com o amplo espaço de uma casa. Geralmente, o público alvo deste tipo de imóvel são famílias com animais de estimação, que adoram receber visitas, com filhos pequenos e aqueles que adoram mexer com jardim ou ter sua própria horta em casa.

O preço deste tipo de apartamento é superior ao de uma outra unidade do mesmo edifício. Isto acontece porque o cálculo do valor final da propriedade é feito da seguinte forma: preço médio de imóvel mais a área do jardim/quintal. Ou seja, o garden é um dos apartamentos mais valorizados de um condomínio, só perde para as coberturas. Entre as principais vantagens de morar neste tipo de propriedade, estão:

  • Aspecto de casa com a segurança do prédio;
  • Ideal para famílias com filhos e animais de estimação, já que as crianças e os bichinhos podem brincar na área externa como se estivessem em uma residência normal;
  • Por ser mais isolado do que um apartamento térreo comum, o garden sofre menos com o barulho dos vizinhos;
  • Como o quintal/jardim normalmente é descoberto, o imóvel não sofre com problema de iluminação solar.

 

E aí, a sua decisão ficou mais fácil depois das nossas dicas de hoje? Na hora de escolher o seu novo lar, é importante considerar todas as características que você considera importante e ter em mente que cada condomínio e apartamento é único, com possibilidades diferentes. E lembre-se de sempre levar em conta as suas necessidades e da sua família para definir qual o tipo de imóvel que melhor lhe atende.

Você já morou em apartamento térreo? Deixe nos comentários como foi a sua experiência. Se ainda está um pouco em dúvida entre qual tipo de imóvel escolher, não deixe de conferir nosso outro post sobre as diferenças entre casa e apartamento.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários