Qual andar de apartamento é mais valorizado e qual o menos?

Conheça as vantagens de morar nos andares mais baixos ou altos e descubra qual é o mais valorizado

qual-andar-e-mais-valorizado-A7
Compra de imóvel Publicado em 13/10/2017

Escolher o apartamento ideal é um processo longo e com muitas etapas. São várias questões para levar em conta, como: bairro, condomínio e o andar do apartamento. Se você está querendo comprar para investir, então saber escolher o imóvel que irá trazer o melhor custo benefício é ainda mais crucial. Pensando nisso, listamos as principais vantagens de morar nos andares mais baixos ou altos e ajudar você a descobrir qual andar de apartamento é mais valorizado e qual é o menos por quem vai morar.

Confira também:

> E-book Como investir em imóveis – dicas para você começar a ganhar dinheiro com investimento imobiliário

> Valorização do imóvel – o que observar para comprar certo

Vantagens de morar em andares mais baixos

qual-andar-e-mais-valorizado-A7-1

1. Preço

Na maioria dos casos, um apartamento nos primeiros andares são os mais baratos. Se você está procurando economizar no valor da sua casa própria, talvez esta seja uma boa alternativa.

2. Facilidade de locomoção

Morar em andares mais baixos permite uma locomoção mais rápido e fácil, já que em muitos casos não é necessário esperar pelo elevador. Um apartamento no térreo é uma excelente opção para quem tem restrição de mobilidade, por exemplo.

3. Maior facilidade para vender ou alugar

Por ser um investimento com um preço mais em conta, quando se coloca um destes apartamentos para alugar ou vender o valor baixo faz com que a venda/locação em geral seja muito mais rápida.

Desvantagens de morar em andares mais baixos

1. Barulho

Normalmente, a área de lazer do condomínio fica no térreo. Por conta disso, somado aos sons das ruas, as pessoas que moram em andares mais baixos sofrem um pouco mais com o barulho. Contudo, apesar de ser uma desvantagem, o problema com os vizinhos pode ser resolvido com um acordo amistoso.

2. Pouca incidência de luz

Prédios e outras construções atrapalham a incidência de luz nos andares mais baixo. A baixa circulação de ar, também tende a deixar a casa um pouco mais abafada.

3. Problemas estruturais

Como são a base do prédio, os andares mais baixos – especialmente o térreo – sofre mais com problemas na estrutura e infiltrações.

Vantagens de morar em andares mais altos

qual-andar-e-mais-valorizado-A7-0

1. Vista

Apartamentos em andares mais altos permitem uma vista privilegiada da cidade.

2. Silêncio

Por estar mais distante da rua e da área de lazer do condomínio, os andares mais altos não sofrem com barulhos. Se você ama o silêncio, esta é a opção que mais combina com seu perfil.

3. Incidência de luz

Como as construções não atingem os andares mais altos, a incidência de luz não vai ser um problema se você escolher pelos andares mais elevados.

4. Menos insetos

Os andares mais altos costumam sofrer menos com a quantidade de insetos.

5. Menos efeitos na estrutura do imóvel

Quanto mais alto o apartamento, menos ele recebe o impacto de problemas com encanamento e pressão de água.

6. Ventilação

A corrente de ar é maior nos andares mais altos. Esta vantagem é aproveitada, especialmente, em dias quentes e a boa ventilação do apartamento deixa o ambiente fresquinho.

7. Privacidade

Muita gente se incomoda de abrir a cortina e dar de cara com os seus vizinhos. Quem mora nos andares superiores, normalmente, não sofre com isso. A não ser que haja um prédio vizinho igualmente alto e que as janelas entre os dois fiquem bem próximas.

Desvantagens de morar em andares mais altos

1. Dificuldade de locomoção

É quase impossível subir as escadas se você mora nos andares mais altos, então esperar por elevador, por mais demorado que ele seja, é a única opção. As dificuldades de locomoção também aparecem quando é necessário subir um móvel ou lidar com a mudança.

2. Mais poeira

Maior ventilação também significa mais poeira. Se você optar por viver em um andar mais alto, saiba que vai ter que lidar com este problema.

3. Elevadores

Como falamos acima, a dificuldade de locomoção é uma realidade para os andares mais altos. Depender exclusivamente do elevador pode ser complicado. Às vezes ele demora para chegar e se acabar a energia elétrica, não existe outra alternativa a não ser enfrentar as escadas.

4. Preço

Como um apartamento em andar baixo tem um preço mais em conta, fatalmente significa que as unidades em andares superiores custam mais.

5. Vento

Justamente pela falta de outras construções “barrando” o vento, eles costumam soprar mais forte em andares elevados, o que pode incomodar pelo barulho em dias de tempestade ou vendaval.

Qual é o andar de apartamento mais valorizado e o menos

qual-andar-e-mais-valorizado-A7-3

Existem várias características que valorizam um apartamento, entre elas: varandas (com uma valorização de 5%), vagas na garagem (15%), infraestrutura do condomínio (10%) e andar (6%).

Como as unidades mais baixas são as menos procuradas, a construtora valoriza os andares altos. De acordo com uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo, nas grandes cidades do país a diferença de preço entre os últimos andares e as plantas mais baixas, num mesmo prédio, pode ser mais de 50%.

A principal explicação para esta valorização dos andares superiores está na vista do apartamento. Enquanto nos apartamentos mais baixos a visão é apenas de outras construções, quem vive no alto consegue enxergar parques, montanhas e praias – dependendo da cidade.

Independente da sua preferência, você precisa levar em conta qual o seu objetivo a longo prazo: comprar para morar ou investir? Ou seria os dois? A compra do imóvel ainda é um dos investimentos mais seguros e uma das melhores formas de construir o patrimônio.

Mas para valer a pena, ela precisa ser feita com planejamento e sempre buscando o melhor negócio. O Consórcio Imobiliário é uma das formas mais econômicas para você dar o primeiro passo na aquisição de um novo imóvel. Além de ser bem mais barato que o financiamento, ainda permite a você planejar a compra do imóvel sem se descapitalizar. Entenda mais sobre o Consórcio em nosso guia completo sobre o assunto.

Você lembra de outra vantagem ou desvantagem de morar em andares mais baixos ou altos? Conte para a gente nos comentários e não se esqueça de conferir outras dicas sobre investimento imobiliário em nosso blog.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários