Valorização do imóvel: o que observar para comprar certo

O que observar na hora da compra para melhor valorização do imóvel

valorizacao-do-imovel-a7-consorcios
Compra de imóvel Publicado em 14/07/2017

Fazer uma boa compra é o que todos queremos, quando escolhemos o carro que tanto desejamos, procuramos ver cada detalhe, escolher a melhor cor, o melhor custo benefício e demais detalhes. Na escolha de um imóvel, não deve ser diferente, precisamos não apenas observar o preço a ser pago e condição do imóvel, mas também outros fatores que vão determinar se o imóvel terá uma boa valorização ou não. Independente se você está comprando para morar, revender ou alugar, é bom observar certas qualidades da propriedade antes de adquiri-la. Para isso você deve levar algumas características em consideração na hora da compra:

Localização: Para morar, revender, alugar, seja qual for o propósito da aquisição de um imóvel, a localização é extremamente importante. Não veja apenas os atrativos físicos do imóvel, onde ele se localiza vai determinar seu valor no futuro.

Bairros familiares se pretende vender para este tipo de público.

Bairros próximos a centros de estudos se for para alugar para estudantes.

Para morar, onde lhe dê um pouco de tudo, lazer, comercio, linhas de ônibus e tudo o que faça sua família feliz.

Não tenha medo de ser exigente e procure até encontrar onde realmente seja o lugar certo, a propriedade certa. A vizinhança deve ser levada em conta, dê umas voltas pelo bairro, veja como é o transito em horários diferentes, em finais de semana e se há pontos turísticos ou bares ruidosos.

Segurança é outro ponto primordial, faça uma pesquisa do bairro que está pretendendo comprar, existem muitos assaltos? A vizinhança é tranquila ou barra pesada? Leia as notícias dos jornais dos bairros, ele mostra muito o que acontece na região.

È bom saber também sobre as perspectivas futuras de desenvolvimento comercial e o que o setor público pretende para aquela região.

Novas escolas?

Posto de saúde?

Hospitais?

Vias de acesso?  Etc.

Todos estes pontos podem contribuir para a valorização ou desvalorização do seu imóvel.

Preço: O valor que vai pagar pela propriedade, tem grande peso na sua valorização, se pagar um valor maior do que vale ou perto dele, não pode esperar que em pouco tempo ela valorize, faça pesquisas de valor do m², tenha certeza que o preço é condizente com o mercado. Claro que existem ofertas imperdíveis, verdadeiros achados, mas hoje em dia poucas pessoas vão abrir mão de vender seu imóvel abaixo do mercado. Existem algumas situações que o vendedor está com pressa, por motivo de divórcio, briga familiar ou mesmo necessidade financeira, fique de olho nestas oportunidades. Desconfie de preços muito baixos, ou imóveis que estão há muito tempo a venda, verifique a razão, não existem milagres, se a oferta é muito boa, cuidado, pode ser uma cilada. Certifique-se se toda a papelada está em dia, se não há dividas ou penhores.Idade do imóvel: Esse fator pode ter grande importância, com a idade vem também despesas de manutenção e reparos.

Sabe o custo de trocar um telhado inteiro?

Ou trocar todo o encanamento?

Quebrar paredes, trocar pisos, madeiramento, com o passar do tempo, as coisas precisam ser substituídas, e isso pode custar caro e você perder a valorização da sua propriedade. Mesmo sendo apartamentos, se não tiver elevador, por exemplo, o imóvel será mais difícil de ser vendido. Ou com elevadores muito antigos, o condomínio pode ser muito caro, isso afasta novos compradores e você pode ficar numa situação difícil na hora de se desfazer do imóvel. Se o imóvel for para investimento, não é interessante investir em muitas melhorias, leve isso em consideração.

Avaliando os tipos de Imóveis: os imóveis que geram renda através de aluguel é o tipo que mais precisa ser observado e pesquisado. O melhor método para definir se o i móvel está dentro de um preço de oportunidade é o método de comparação:  basta entrar na internet e comparar com outros imóveis de mesma categoria. Cuidado com os inquilinos, faça uma boa avaliação também de quem vai aluga-lo de você. Os imóveis para revenda, precisam necessariamente serem adquiridos por um valor bem atrativo para que tragam lucro.

DICA: Às vezes, muitos terrenos à venda em uma região, podem trazer empreendimentos com um número significativo de unidades aumentando a oferta e diminuindo preços. Investir em imóveis é uma ferramenta de investimento mais seguro que o mercado de ações, para que o investimento lhe traga riqueza, você tem que ver além dos atributos físicos do imóvel e observar o potencial da região e da terra onde ele se encontra, então procure a propriedade ideal e faça o investimento certo.

 

sobre o autor
Eliana Schlichta

Comentários