Vantagens de morar em apartamento pequeno

Escolher por apartamentos compactos pode ser melhor do que você imagina! Veja porquê.

a7-vantagens-de-morar-em-apartamento-pequeno-4
Compra de imóvel Publicado em 07/12/2017

Optar por imóveis menores já é tendência e realidade em importantes capitais do mundo, como Londres, Nova York, Pequim, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas você sabia que morar em um apartamento pequeno tem diversas vantagens? Saiba mais sobre no nosso post de hoje.

Quem mora nestes espaços tem a mentalidade de aproveitar cada lugar do lar, calculando a ocupação adequada para cada centímetro de acordo com a necessidade da moradia. Importante ressaltar que muitos escolhem este tipo de imóvel por conta da condição financeira, decoração, praticidade e conforto. Independente do motivo que fez você optar por morar em uma casa pequena, existem diversos benefícios para se aproveitar.

1. Economia na decoração

a7-vantagens-de-morar-em-apartamento-pequeno

Com um imóvel pequeno, o espaço para acomodar os móveis e a decoração é mais limitado. Por isso, normalmente quem mora nestes locais pensa e planeja muito bem antes de comprar qualquer item para a casa. E como o número de peças decorativas é menor, o gasto com isso também é.

2. Organização e limpeza mais fácil

Como falamos acima, com menos espaço os moradores precisam selecionar bem os móveis, eletrônicos e decoração da casa. Não tem como se apegar a coisas que não possuem uso, ou seja, a lista de compras fica muito mais efetiva e objetiva. A partir do momento que você começa a mobiliar o seu lar já é possível perceber que a organização do local vai ser muito mais prática e rápida, assim como a limpeza diária e faxina. Afinal, menos peças é igual a menos trabalho.

3. Conforto e acolhimento

A intimidade que um imóvel pequeno proporciona pode deixar o lugar ainda mais confortável e acolhedor. Imagine a seguinte situação: você chama os seus amigos para um jantar em casa, como ela é menor as pessoas ficam mais juntas, a proximidade e o contato entre vocês é maior também. Aproveite o pouco espaço para deixar cada cantinho do lar com a sua cara e personalidade, exatamente como deseja.

4. Menor valor comercial

a7-vantagens-de-morar-em-apartamento-pequeno-2

O preço de um imóvel pequeno é consideravelmente menor do que um imóvel com maior área na mesma região da cidade. Este é um dos principais motivos para os moradores preferirem este tipo de residência. Contudo, lembre-se de prestar atenção se o tamanho do local é adequado para as suas necessidades atuais.

Outra economia que os moradores de casas menores têm é em relação ao valor da escritura e contato de financiamento. Os preços destes documentos são feitos a partir de um cálculo em que uma das variáveis é o tamanho da propriedade.

5. Menor valor nas contas fixas

Um imóvel pequeno também é econômico nas contas fixas. Um apartamento menor, por exemplo, paga um valor mais baixo de condomínio do que os maiores. Além disso, como a propriedade possui menos cômodos (e mais compactos), a conta de água e energia fica muito mais em conta.

6. Praticidade na manutenção

A reforma também fica mais barata numa residência menor. Afinal, como se consome muito menos tempo e material, o orçamento dos pedreiros e matéria-prima é consideravelmente mais em conta do que a de um local maior.

7. Economia nos móveis

A superlotação de peças em um imóvel pequeno prejudica o cotidiano dos moradores. Boa parte das pessoas que mora nestes locais optam por móveis funcionais, que realmente facilitam o dia a dia. Um espaço menor precisa de organização e funcionalidade. Esta mentalidade e o fato que você possui menos cômodos para arrumar, fazem com que os gastos com móveis sejam menores do que quem mora em lugares amplos.

8. Mais fácil de vender

a7-vantagens-de-morar-em-apartamento-pequeno-3

Imóveis menores por serem mais baratos também tem maiores chances de sofrer valorização e serem vendidos mais rapidamente depois. Pode ser um excelente investimento a longo prazo, até mesmo caso você decida mudar para outro apartamento maior e locar o primeiro para gerar uma renda extra. Outra opção viável ainda é usar o primeiro imóvel para dar de entrada no segundo. Por serem muito valorizados para revenda, muitos investidores aceitam imóveis pequenos como parte do pagamento de um outro imóvel.

Se você é solteiro ou então quer comprar um apartamento com o seu parceiro(a) e não pretende ter filhos num futuro próximo, este tipo de imóvel é ideal para você. Econômico, simples de cuidar e decorar, uma propriedade pequena é o investimento perfeito para quem está começando a vida, seja sozinho ou como casal.

É importante ressaltar que comprar um imóvel é uma decisão muito importante, por isso é essencial que você se apaixone pelo local e tente se imaginar morando nele por alguns anos. Você conhece mais alguma vantagem de se morar em um apartamento pequeno? Conte para a gente nos comentários. E não se esqueça de conferir tudo o que você precisa saber para comprar um apartamento em nosso guia.

Logo A7 Consórcios Azul Escuro
sobre o autor
A7 Consórcios

Comentários